Livro: O menino no espelho – Fernando Sabino

O menino no espelho

O menino no espelho é uma obra de Fernando Sabino publicada pela primeira vez em 1982. O livro é um mergulho na infância do próprio autor. Peguei este livro emprestado na biblioteca do SESC da minha cidade.

Aqui acompanhamos a história do menino Fernando em 10 histórias maravilhosas sobre seu mundo fantástico quando criança. Afinal, quem nunca quis ter poderes, fazer coisas incríveis ou até mesmo conversar com os animais. 

Todas as histórias do livro se passam em Belo Horizonte na década de 1930. O personagem principal desse livro como já dito é o próprio Fernando (o autor) e o narrador de todas as peripécias. 

Acompanhamos Fernando em suas histórias doces, engraçadas, fantasiosas e emocionantes. Já me encantou na primeira história com seu jeito leve de narrar as brincadeiras e pensamentos genuínos de um menino na infância.

A linguagem do livro é simples e objetiva fazendo com que a leitura seja fluida. Essas dez histórias podem ser consideradas contos. Afinal, todas as histórias podem ser lidas de forma independente, pois não depende uma da outra. Todas tem uma situação, um conflito e a conclusão dele.

O livro O menino no espelho possui um prólogo e epílogo que se completam muito bem e dão um charme e todo o fechamento da obra. Posso dizer que é a partir desses textos que entendemos toda dimensão dessa obra de Fernando Sabino.

Este foi o segundo livro que li do autor, o outro foi O homem nu (que merece uma releitura). Fernando Sabino é conhecido pela sua linguagem simples e seus textos leves e cômicos. Se você procura por uma leitura leve para se distrair e ainda ri um pouco recomendo.

O livro contém ilustrações em preto e branco lindas que exploram bem cada cena e história retratada.

Veja um resumo das histórias que contém o livro:

Galinha ao molho pardo:

Neste conto Fernando resolve esconder a galinha que dá o nome de Fernanda para não virar prato principal no almoço de domingo. Ele ensina a galinha a falar “sim” e “não” e quando tenta esconder faz a maior confusão envolvendo a cozinheira Alzira. Confesso que ri muito lendo este conto. Ouso a dizer que foi a história que mais gostei. 

O canivetinho vermelho:

Aqui sabemos como Fernando consegue um canivete vermelho e como ele realiza alguns desejos que têm, assim como no filme que assistiu no cinema. Uma história linda!

Como deixei de voar:

Aqui sabemos como Fernando sonhou em voar assim como faziam os pilotos de aeroclubes de sua cidade. Ele narra como resolveu construir um avião e como pensou que voaria com ele. É outra história encantadora onde vemos a criatividade de uma criança.

O mistério da casa abandonada:

Aqui conhecemos o Departamento Especial de Investigações e Espionagem Olho de Gato, um grupo secreto, composto por Fernando, sua amiga Mariana e alguns animais. Nesse conto acompanhamos eles quando resolvem explorar uma casa abandonada à noite. 

Uma aventura na selva:

Fernando está animado porque vai para o escoteiro pela primeira vez. Como seu irmão já fazia parte do escoteiro, ensina tudo a Fernando. De repente, ele se distrai e se perde do grupo. E passamos acompanhar os perigos e o que ele faz para passar aqueles momentos na mata.

O valentão da escola:

Conhecemos os amigos da escola do Fernando que apronta todas e tem orgulho disso. Neste conto acompanhamos as histórias que eles planejam e executam com a professora de religião.

O menino no espelho:

Neste conto que intitula o livro, Fernando observa no espelho seu reflexo e acaba fazendo amizade com ele. Seu reflexo vem para o mundo real e o menino acaba tendo a ideia de deixar seu reflexo a fazer tudo que ele não gosta. Uma história maravilhosa.

Minha glória de campeão:

Fernando conta sobre sua frustração de não saber jogar bem futebol e que ninguém o queria no time. Tudo muda no dia que vai assistir o irmão jogar, onde acaba participando da partida.

Nas garras do primeiro amor:

Aqui Fernando conta como descobriu a paixão por sua prima Cíntia, que já é maior de idade. A temporada que a prima fica na casa de Fernando ele descobre também o sentimento do ciúme.

A libertação dos passarinhos:

Fernando e Mariana entram em ação a fim de libertar todos os passarinhos que seu vizinho tinha. Afinal, ele não achava certo ver passarinho em gaiola.

Comprando o livro pelo link abaixo você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.

Ficha técnica:

Autor: Fernando Sabino

Nacionalidade: Brasileiro

Edição: 106ª edição (1 agosto 1982)

Editora: Record

Gênero: Romance

Páginas: 176

Ano: 2010

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *