Como preparar uma aula?

Como preparar uma aula

Oi, pessoal! Se você é professor iniciante deve está se perguntando como preparar uma aula? Eu te entendo porque quando comecei buscava muito este conteúdo na internet.

Primeiramente, se sua escola adota algum material didático você deve pegá-lo para analisá-lo. Isso incluí ler o Manual do Professor, ali você sabe como o material didático foi organizado e compreende muito mais esse recurso didático. Aliás, lá pode conter dicas maravilhosas de como você pode aplicar algum recurso do livro em sua sala de aula.

Estude sempre o conteúdo das suas aulas. A gente nunca sabe de tudo, mas é muito ruim a gente ir despreparado para sala de aula sem saber dominar o conteúdo ou responder a dúvida de alguém sobre a resolução de um exercício.

Tendo em vista que você já analisou seu material didático, vamos para as dicas práticas.

Faça uma sondagem diagnóstica:

Se você for professor novato e não conhece nada da turma é essencial que conheça o nível da turma. E caso você seja professor experiente e já conheça a turma é fundamental fazer essa sondagem, já que podem ter novos alunos e para eles revisarem o conteúdo. Eles costumam esquecer muita coisa de um ano para o outro.

Eu sempre faço um exercício no caderno ou em folha com os conceitos básicos da série anterior para analisar se todos têm aqueles conteúdos base. Caso perceba que eles esqueceram ou estejam com dificuldade, vale a pena revisar antes de começar os conteúdos da série em si.

Na prática funciona assim: Seleciono atividades da série anterior (um pouco de tudo). Exemplo: Se estou dando aula no 6° ano, penso em atividades do nível do 5° ano. Caso esteja em um 8° ano seleciono atividades do 7° ano.

DICA DE OURO: Faça sempre isso no início do ano letivo ou caso você assuma uma turma no decorrer do ano.

Tenha sempre em mente o conteúdo e a série:

É fundamental que o professor tenha ciência da série e conteúdo que esteja aplicando determinado conteúdo. Assim, sua aula será planejada de acordo com o nível que eles estão. Um mesmo conteúdo (exemplo: verbo) pode ser de 5°, 6°, 7° ou 8° ano.

Sabendo a série e analisando o seu material didático você sabe como devem ser os exercícios e o nível de aprofundamento deles. Por exemplo: Se você está em um 7° ano dando o conteúdo de Transitividade Verbal, é ideal que os alunos já saibam o que é verbo e reconhecer um verbo na oração.

Duração da aula:

Com o tempo em sala de aula você começa a pegar o ritmo da turma. Se eles demoram muito para copiar, fazer determinada atividade do livro, resolver exercícios, etc.

E assim, fica mais fácil saber quantos exercícios ou páginas de livro passar. Normalmente, o tempo de aula tem duração de 50 minutos, aí vai depender se o seu horário é com uma aula somente ou se são duas aulas seguidas, ou seja, 100 minutos.

Isso norteará o seu tempo de explicação, se eles vão ter que copiar do quadro ou do slide, o tempo de execução dos exercícios e a correção.

Você deve ter em mente ao se planejar que você deve fazer a correção de todos os exercícios de aula e de casa. Eu também costumo passar dando o visto no caderno para quem realizou tanto as atividades de aula e de casa. Assim, tenho o controle se estão fazendo ou não as tarefas.

Fique tranquilo, parece muita coisa para se preocupar, mas com o tempo você pega o ritmo e vai se adaptando da melhor forma para você.

Como preparar uma aula

Buscando exercícios extras:

Hoje em dia, ficamos com muito receio de pegar exercícios da internet para colocar nas atividades de aula. Será que as atividades de blogs ou pdfs na internet estão corretos?

Eu aconselho você a fazer uma sondagem desse material. Leia as perguntas, pense nas dificuldades que seus alunos têm e responda: Eles conseguem resolver esse exercício? Às vezes, você pode mudar o enunciado ou alternativas.

Por que falo para você fazer essa sondagem? Muita coisa na internet está com o gabarito errado, ou a pergunta dá margens à outras interpretações e acabam tendo duas respostas corretas. Para prova, não aconselho vocês pegarem questões da internet.

Para elaboração de provas sempre busco em banco de questões do próprio material didático ou em livros didáticos que tenho em casa.

As editoras estão inovando a cada dia e para cada livro didático que a escola adota já vem com um banco de questões de acordo com a linguagem e nível do próprio material. Eu uso muito essa prática.

Caso essa não seja sua realidade, recomendo ter alguns livros didáticos da sua área na versão do professor. Assim, você pode tirar questões de lá.

Como organizar suas aulas?

Este tópico é muito pessoal, só você testando para saber o que melhor funciona para você.

Eu não faço meus planejamentos com aquilo tudo que aprendemos na faculdade: objetivos, habilidades, competências etc.

O meu planejamento é mais rápido e por tópicos. Para fazer isso já usei caderno, agenda, folha com quadradinhos etc.

Quando escolho me organizar em caderno tenho um caderno para cada escola que trabalho, assim você pode fazer as divisões necessárias de acordo com as turmas que você leciona.

Recursos didáticos:

Verifique e coloque em seu planejamento se vai precisar de algum recurso didático como datashow, caixa de som, material específico, TV ou DVD, jogo etc.

Sempre que levo música coloco uma observação no meu planejamento: Levar caixa de som.

Objetivos da aula:

Aqui você deve analisar quais são os objetivos da sua aula. O que você quer que os alunos tenham aprendido e fixado depois da sua aula. Isso é de extrema importância para você avaliar se sua aula deu certo e eles compreenderam o conteúdo ou se vai ter que repensar e levar outro recurso que seja mais lúdico ou de fácil entendimento.

Recomendo vocês a assistem esses vídeos que me ajudaram muito no meu início como professora:

Playlist do canal da Patrícia Pirota:

Assistam e revejam sempre os vídeos dessa playlist Salvem a Professorinha. Lá a Patrícia dá dicas essenciais para professores iniciantes.

Playlist Rotina Docente do Canal da Bruna Martiolli:

1 Comentário

  1. […] já disse no post de “Como preparar uma aula” eu faço de forma bem resumida para […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *