Oi, pessoal! Cada início de ano letivo é a mesma coisa, passamos um bom tempo pesquisando sobre dinâmicas de volta às aulas. Esse post é dedicado para quem trabalha no Fundamental 1 (do 1° ao 5° ano).
Este será meu quarto ano trabalhando com o Fundamental. Cada ano aprendo algo diferente e sempre acrescento e levo para os meus pequenos. Já lecionei para as turmas do 3°, 4° e 5° ano. E este ano serei professora regente de uma turma de 2° ano. 😀
Com os pequenos do Fundamental 1, as dinâmicas sempre são atividades mais lúdicas e com muita brincadeira. Caso você trabalhe com as turmas do 4° e 5° ano pode adaptar algumas dinâmicas de volta às aulas desse post. Já fiz e deu super certo!
Caso você queira ler as dinâmicas voltadas para o Fundamental 2, é só ver esse post.
CONFIRA AS CINCO DINÂMICAS DE VOLTA ÀS AULAS:
- CAMINHO DA APRESENTAÇÃO
A professora poderá colar no chão cards com perguntas de 1 a 6 (numeração dos dados). A criança joga um dado e responde a pergunta do número que saiu no dado.
Disponibilizei o modelo aqui, você pode baixar gratuitamente. Seria bom plastificar ou colocar em um saco transparente para maior durabilidade.
Para salvar o arquivo clique em cada imagem com o botão direito do mouse e selecione a opção “salvar imagem como…” e salve direto no seu computador.
Caso prefira, mande-me um e-mail que envio o arquivo original: contato@mergulhandoemletras.com.br .
- LIVRINHO SOBRE O QUE FEZ NAS FÉRIAS
Você pode montar no Canva ou Word, dependendo da série que você está. Com passatempos e atividades de colorir.
- QUEM SOU EU
No mesmo esquema da brincadeira do Quem sou eu do aplicativo do celular, mas com cards com imagens.
- BRINCADEIRA DE CONTINUAR A HISTÓRIA
A professora começa a história e cada aluno deve falar uma frase para a história fazer sentido. Só termina quando a quantidade de alunos terminar.
- MÍMICA
Essa é uma brincadeira tradicional, mas que as crianças amam. Divida a turma em grupos e cada um faz uma mímica. O professor pode escolher palavras aleatórias para cada criança do grupo fazer a mímica.
O aluno fará a mímica para seu próprio grupo, se o grupo não acertar o outro responde. Ganha quem acertar mais.