Oi, pessoal! Sempre no início de cada ano letivo buscamos dinâmicas diferentes para o primeiro dia de aula. As dinâmicas de volta às aulas desse post serão voltadas para os alunos do Fundamental 2.
Como vocês sabem eu trabalho dando aula de Língua Portuguesa e Redação, mas as dinâmicas podem ser adaptadas para qualquer disciplina que você leciona.
Nesses sete anos lecionando para o Fundamental 2, já realizei diversas dinâmicas e pude experimentar um pouco de tudo. Selecionei cinco que faço todo ano e só vou adaptando para as séries (se é 6° ano, 7° ano, 8° ano ou 9° ano).
CONFIRA AS CINCO DINÂMICAS DE VOLTA ÀS AULAS:
1) Duas verdades e uma mentira:
Essa dinâmica é ideal para verificar o quanto a turma se conhece ou até mesmo conhecer novos alunos.
Cada aluno recebe um pedaço de papel onde tem que escrever 3 frases sobre si. Onde 2 são verdadeiras e 1 é mentira. O aluno deve colocar seu nome no final, pois a professora lerá o papel, mas não dirá o nome da pessoa. Não esqueçam de pedir que eles sinalizem qual a frase mentirosa (conforme no exemplo).
O objetivo é que os próprios alunos acertem de quem se trata aquelas frases e qual é a frase que é mentira.
Exemplo:
- Eu tenho um gato. (VERDADE)
- Eu tenho uma irmã. (VERDADE)
- Eu bebo refrigerante. (MENTIRA)
Aluno: Renata
Quando todos terminarem de escrever, a professora solicitará que dobrem o papel e coloque em um saquinho ou caixa (que a professora disponibilizará).
A professora pegará um papel de cada vez e lerá as 3 frases que estão escritas. Nisso os alunos irão falar de quem acham que é. Ao acertarem, a professora irá sinalizar e depois perguntará qual é a frase que é mentira sobre a pessoa.
ATENÇÃO:
- Pode ser que eles se animem um pouco e comecem a gritar querendo acertar. Tente manter a calma da turma.
- Pode ser que alguém esqueça de sinalizar qual frase é mentira, portanto quando eles acertarem a pessoa temos que perguntar qual frase era a mentirosa.
2) Passa ou repassa com conteúdo:
Esse já realizei diversas vezes também. A professora tem que preparar cads ou cartões com questões prévias sobre o assunto (você pode imprimir ou fazer de forma manual com cartolina).
Faça várias perguntas sobre o seu conteúdo prévio da série que você está. A quantidade de questões depende do número de alunos que você tenha.
Exemplo:
- Cada cartão deve ter perguntas tipo:
- A PALAVRA CADEIRA É OXÍTONA, PAROXÍTONA OU PROPAROXÍTONA?
- CITE UM VERBO.
- A PALAVRA ESTUDAR É QUAL CLASSE DE PALAVRA?
- SEPARE A SÍLABA DA PALAVRA: PENSAMENTO
Depois da suas perguntas montadas, sugiro que já coloque o gabarito nos próprios cartões (sei que somos professores especialistas da disciplina, mas na hora podem surgir dúvidas, brancos ou imprevistos). É sempre bom se precaver.
No dia da aula, separamos a turma em 2 ou 3 grupos e cada grupo deve pegar um card ou cartão que estará disponível na mesa da professora.
Um aluno representante do grupo pode se levantar para pegar esse cartão e vai ler a pergunta para o seu próprio grupo. Caso o grupo não saiba responder, o outro grupo poderá responder. Ganha o grupo que fizer mais pontos.
3) Folder ou Revistinha em formato de passatempo:
No último ano realizei essa atividade com eles que foi bem maneira. Uma boa forma de fazer uma avaliação diagnóstica da turma.
Eu montei no Canva, mas vocês podem fazer no Word ou Power Point. Na época, fiz temática com a Turma da Mônica Jovem para o 6° ano. Tinha atividades de caça-palavras e cruzadinhas com os personagens do turma da Mônica e conceitos do 5° ano.
Se você não fizer em formato de folder, pois são três dobras, pode fazer em formato de revistinha de passatempo.
4) Carta para você mesmo do futuro:
Para os professores de Linguagem ainda podemos usar a dinâmica da escrita e pedir aos alunos que escrevam cartas para eles mesmos no futuro. Essas cartas deverão ser abertas no final do ano letivo.
Peça para escreverem o que esperam deste ano, seus desejos, medos em relação a você ou até mesmo a escola. Como se imaginam no final do ano.
- Ideal para 6° ano, pois estão começando o ciclo do Ensino Fundamental 2.
Professor, não esqueça de guardar bem essas cartas para levar de volta na última semana do ano letivo.
5) Quem sou eu (versão Gênero Textual):
O professor deve colocar diversos gêneros textuais escritos em uma carta ou card (exemplo: carta, bilhete, fábula, receita, crônica, notícia etc).
Cada aluno, em sua vez, é escolhido. E a professora coloca a carta na cabeça desse aluno (para isso, o professor pode utilizar uma fita crepe ou o aluno pode ficar segurando sem olhar).
Esse aluno deverá fazer perguntas para o grupo a fim de acertar qual gênero textual é ele. Os demais alunos só deverão responder com SIM ou NÃO. Até o aluno acertar.
Se sua turma for grande, poderá dividir a turma em dois grupos e ganha o grupo que acertar mais.
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[…] com as turmas do 4° e 5° ano pode adaptar algumas dinâmicas de volta às aulas desse post. Já fiz e deu super […]