Como me organizo como professora?

Como me organizo como professora?

Oi, pessoal! Se você está buscando a melhor forma de como organizar seu ano letivo este post é para você. Aqui falarei como me organizo como professora mostrando na prática o que faço.

Vocês já devem saber que professor adora uma papelaria. Utilize isso a seu favor, compre material escolar que você goste e que seja funcional para sua rotina.

Bolsa ou Mochila?

Eu particularmente por ficar o dia todo na rua, gosto de utilizar mochila. Já tentei usar bolsa estilo sacola grande, mas como o peso vai todo para um lado começa a doer o ombro. Com a mochila o peso é distribuído nas costas. Sabemos que professor carrega bastante peso.

Além de cadernos, pasta, agenda e estojo. Sempre tenho uma necessaire com remédios básicos e itens de higiene pessoal.

Como me organizo como professora

Recursos digitais que utilizo:

Gosto muito do Google Agenda para anotar alguma coisa importante para não me esquecer como dia de reunião, conselho de classe ou algum evento da escola.

Utilizo o Google Keep para salvar alguns link, escrever rapidamente uma ideia ou lembrete para mim mesma para depois poder planejar minhas aulas.

Tem gente que gosta muito do Trello e Evernote, mas esses eu não utilizo.

Como me organizo como professora

Onde fazer o planejamento?

Para este método já usei tudo que possam imaginar. Já usei caderno, uma folha com vários quadrinhos, fichário, agenda.

O que mais gostei de utilizar foi a agenda. Tem que ser agenda daqueles modelos de uma página por dia.

Como já disse no post de “Como preparar uma aula” eu faço de forma bem resumida para mim.

Eu sei que muitas escolas já tem plataformas na internet onde você coloca seu planejamento lá, mas eu gosto de ter comigo anotado também. Imagina, não ter internet aquele dia e você não saber o que planejou, por isso, gosto também de ter anotado.

Abaixo segue as fotos de como já me organizei durante esses sete anos lecionando como professora para te inspirar e ver o melhor jeito que funcione para você.

Caderno ou Fichário:

Para não ficar confuso, tenho um caderno para cada escola. Assim, consigo reparti-lo em planejamento, notas, atividades que vão no quadro.

Eu adorei quando usei fichário pequeno, pois conseguia ter tudo ali. A desvantagem é que às vezes a folha pode rasgar e você tem que tirar a cada término de bimestre ou trimestre para não ficar um peso.

Caso você tire as folhas do seu fichário, guarde-as até acabar o ano letivo. Assim, pode verificar o que foi dado em cada aula caso seja preciso.

Como me organizo como professora

A foto acima é a minha organização do Planejamento das Aulas.

Anotava a data, dia da semana e quantas aulas eu tinha (para eu ter noção se era somente uma aula ou duas aulas seguidas).

Em seguida, anotava resumidamente a atividade do dia (o nome do conteúdo) e as páginas. Nesse caso, também escrevia o número dos exercícios que íamos fazer).

Também anotava rapidamente o nome dos alunos que faltaram (Isso era feito somente dia da aula).

Caso algo não desse certo, ou riscava de lápis ou fazia uma seta (como na imagem) indicando que a atividade foi passada para o outro dia.

Como me organizo como professora

Caso houvesse algum exercício para ser passado no quadro, separava uma parte do caderno ou fichário para colocar essas atividades.

Normalmente, já escrevia o gabarito dessas atividades para facilitar depois quando estiver corrigindo.

Agenda:

A melhor forma que gostei de me organizar. Utilizei quando entrei no meio do ano em uma escola nova que dava uma agenda para o professor.

Este ano quero me organizar somente dessa forma, assim terei uma agenda para cada escola.

A agenda deve ser composta somente de linhas e com uma página por dia. E tem que ser daquelas mais gordinhas.

Segue a foto do modelo que utilizei.

Como me organizo como professora

Na foto acima é o mesmo esquema do caderno, mas aqui uso uma página inteira para cada turma.

Nessa escola eu dava aula do 6° ao 9° anos. Então, eu escrevia de acordo com meus horários.

Se na segunda-feira desse aula no 6° e 7° anos eu separava na sequência duas páginas para essas turmas e na quarta-feira mais duas páginas para o 8° e 9° anos.

Para eu saber que mudou a semana, destacava com marca texto a série.

Como me organizo como professora

Assim, separava uma parte final da agenda caso tivesse conteúdo para copiar no quadro. Conforme a imagem acima.

IMPORTANTE: Separava algumas folhas da agenda para anotar as notas do bimestre.

Folha com quadradinhos:

Usava uma folha para cada turma e mês. Assim, escrevia de modo resumido a atividade de aula e de casa.

Para salvar clique com o botão esquerdo do mouse na imagem abaixo e selecione a opção “salvar imagem como…” OU você pode utilizar o modelo abaixo como inspiração e fazer o seu no Word.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *