Lei proíbe o uso de celulares nas escolas em todo país!

Adolescentes usando o celular. Proibição do uso de celulares nas escolas.

Oi, pessoal! Ontem saiu a notícia que o presidente do Brasil sancionou a lei sobre a proibição do uso de celulares nas escolas. Entenda como isso vai funcionar, minha visão como professora da rede particular e a minha sugestão para os alunos.

A notícia não nos pegou de surpresa, já vinha sendo falada desde o ano passado. Inclusive, algumas escolas já adotavam a restrição do uso dos celulares. Agora é oficial, nenhuma escola particular ou pública pode usar o celular, nem na hora do recreio. Salvo algumas exceções que falaremos aqui.

O que diz a lei?

De acordo com a Lei nº 15.100/2025 é proibido aparelhos eletrônicos de uso pessoal durante as aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. Só será permitido para uso pedagógico sob orientação do professor e em casos de necessidades especiais.

Durante o recreio ou intervalo o uso também será proibido para que o aluno tenha interação com os colegas. Se todos ficarem no celular, ninguém conversa, brinca ou joga um jogo. O objetivo da lei é proteger as crianças e adolescentes do uso desenfreado desses aparelhos. As crianças têm que brincar e socializar na hora do recreio.

Uso de celulares nas escolas

Exceções

Visando garantir a inclusão e acessibilidade será permitido o uso dos celulares ou tablets. Há alunos que apresentam algum tipo de deficiência motora, por exemplo, e dependem do uso da tecnologia para fazerem suas anotações. Nesses casos, será permitido.

A Lei ainda diz que o uso de celulares nas escolas será permitido para usos pedagógicos e sob orientação do professor. Esse uso deve ser traçado de acordo com uma intencionalidade clara. Ou seja, o planejamento deve ser muito bem elaborado pelo professor para que atinja o objetivo desejado.

A tecnologia deve funcionar como um meio para a construção do conhecimento dos alunos. Durante o momento do estudo, não pode haver distrações por uma notificação no WhatsApp ou por joguinhos on-line.

Orientações para as escolas

O texto diz que cada instituição de ensino deverá elaborar estratégias para abordar o tema, assim como orientações informando os riscos do uso descontrolado dos aparelhos eletrônicos.

As escolas devem oferecer treinamentos periódicos para detectar, prevenir e abordar os sinais sugestivos de sofrimento psíquico e mental do uso imoderado de telas por causa da lei de proibição do uso de celulares nas escolas. Elas devem oferecer espaços de escuta e acolhimento para alunos e funcionários que estejam em sofrimento devido a essa proibição.

Uso de celulares nas escolas.

Orientações para os alunos

Eu como professora achei muito bom ter uma lei sobre a proibição do uso de celulares nas escolas. Os alunos ainda não tem o discernimento de guardar na mochila e não usar. Muitos ainda aproveitam o momento da troca de professor para dar uma olhadinha.

Uma péssima mania que os alunos têm durante as aulas é pedir para tirar foto do quadro com a desculpa que não deu tempo de copiar ou mandar para o colega que faltou. Sinceramente, eles nunca vão copiar no caderno esse conteúdo.

Se a sua escola tiver local para deixar o telefone será perfeito. Nesses casos, você pode deixar o aparelho nesse local e quando for solicitado em alguma aula para realizar a atividade, o próprio professor poderá solicitar e depois devolver.

Acredito que se a escola tiver um laboratório de informática seria mais válido utilizar esse espaço para fins pedagógicos. Já que fica mais fácil do professor monitorar o que estão acessando.

Acredito que em caso de emergência, os pais sabem onde os filhos estão e podem ligar para a escola. E como as aulas serão planejadas com antecedência, o aluno pode se organizar para levar.


Descubra mais sobre Mergulhando em Letras

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 Comentários

  1. Muito bom, gostei.

    1. Eu também adorei saber que essa lei foi aprovada. Obrigada pela visita!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Mergulhando em Letras

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading