Oi, pessoal! Se você está pensando o que se aprende na faculdade de Letras é porque considera fazer esse curso.
Já começo dizendo que temos duas opções: bacharelado ou licenciatura. E na hora da matrícula você já tem que escolher qual modalidade irá cursar.
Qual a diferença entre bacharelado e licenciatura?
Basicamente o bacharelado pode trabalhar com revisão de textos, tradução, assessoramento de empresas, entre outras atividades. A principal diferença é que no bacharelado você não pode atuar em sala de aula.
Já a licenciatura é para quem quer dar aulas no ensino fundamental e médio. O foco aqui é para ensinar e lidar com o ambiente escolar.
Escolhendo a habilitação dentro de Letras
Ao ingressar em Letras você deve escolher uma língua para estudar, que será a sua habilitação. Geralmente esse fator vai depender da instituição que você vai escolher. Tem instituições que oferecem as demais variadas línguas como Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Libras etc.
Além do mais, em algumas instituições você pode escolher fazer uma dupla habilitação, isso significa que você poderá trabalhar com as duas língua escolhidas. (ex.: Português/Inglês ou Português/Espanhol).
Como era o curso que fiz?
Eu cursei Letras pela Universidade Estácio de Sá e o curso teve duração de 3 anos. Comecei em 2015 e me formei em 2017. Eu optei por cursar licenciatura e somente na habilitação de Língua Portuguesa.
No curso estudamos muitas disciplinas como sintaxe, regras gramaticais, semântica, morfologia (classe de palavras) e muita literatura.
Você pode pesquisar a atual grade curricular do curso de Letras Português da Estácio clicando AQUI.
Precisa saber gramática?
Como mostrado acima, o curso parte do princípio que já sabemos o básico da sintaxe da Língua Portuguesa. Como tinha muito tempo que saí da escola (dez anos) tive que estudar muito por fora, por minha conta.
Por exemplo, tive que recorrer ao Youtube e assistir muitas videoaulas de alguns canais voltados para concurso e vestibular (como o professor Noslen, o Fábio do Gramática em Vídeo) e realizei muitos exercícios. Queria aprender tudo direitinho!
Tem que gostar de ler?
Por último você deve pensar se tem que ler muito e gostar de ler. Sim, mas leitura é hábito e se você não tem, você pode criar. Comece por gêneros que você gosta de assistir e inicie por textos mais curtos como crônicas e contos.
Afinal, como profissionais da área de Letras lidamos o tempo todo com textos de autores e citamos em nossas aulas sobre determinado autor (desde sua vida, suas obras, características dessas obras etc).
Recomendo aos poucos você começar a criar o hábito de ler os clássicos. Foi o que fiz durante o meu percurso na faculdade. Lia outros gêneros, mas priorizei os clássicos da nossa literatura nacional.
Olá, Renata!
Fiquei muito feliz de encontrar o seu blog novamente. Eu também cursei Licenciatura em Letras- Português, porém não atuo na área. Mas vou continuar sempre visitando seu blog para aproveitar ao máximo todo o conteúdo que você posta.
Gio, você nem imagina o quanto eu estou feliz em te reencontrar por aqui. Seja muito bem-vinda novamente!
Concordo com tudo! Precisei estudar paralelo a faculdade, pois de fato não lembrava de muitas coisas básicas. Precisava ter lidos mais clássicos ahahaha.
Realmente é muita coisa que temos que buscar por fora. Por isso sempre falo: quem faz a faculdade é a gente!
Obrigada pelo carinho! ❤️
[…] pode ler também o que estudamos na faculdade de Letras que foi o curso que fiz a […]