A importância de frequentar bibliotecas

A importância de frequentar biblioteca

Oi, pessoal! Hoje abordaremos o tema a importância de frequentar bibliotecas na nossa rotina e se você nunca foi em uma aconselho.

Confesso que comecei a frequentar biblioteca quando estava na faculdade de Letras e queria começar a ler os clássicos da nossa literatura. Aproveitava o meu horário de almoço e ficava lendo por lá.

Era o momento do dia que era um refúgio para mim, já que trabalhava em uma empresa de software que não gostava.

Todas as fotos desse post são da Biblioteca do SESC Teresópolis, que é a biblioteca que mais frequento.

Tenho um carinho especial por ela, pois foi graças a essa biblioteca que comecei a ler mais e onde eu passava um tempinho da minha tarde.

A importância de frequentar bibliotecas

Por que frequentar bibliotecas?

Primeiramente porque é um espaço democrático. Através do hábito de frequentar bibliotecas temos acesso ao conhecimento, cultura. Além de serem espaços para pesquisa e estudos.

Aposto que na sua cidade tem uma biblioteca municipal ou até mesmo procure saber se tem a biblioteca do SESC. Aqui na minha cidade tenho cadastro nas duas, mas confesso que frequento mais no SESC por ser mais no centro.

Lá também possui computador para fazer pesquisas. Na própria biblioteca possui mesas para você estudar e acesso aos computadores. Você também pode levar seu notebook e ir para lá estudar.

Conhecer diversas obras:

Através dos empréstimos de livros em bibliotecas você pode conhecer as mais diversas obras e autores. Não precisa se prender se não gostou do livro e deixar ele encalhado em casa.

Se você tem receio de gastar dinheiro com alguma obra que não sabe se vai gostar ou até mesmo se o livro for muito caro, pegar emprestado na biblioteca é uma ótima opção. Assim você consegue ler e ainda economizar.

Meu ponto de vista:

Para mim o melhor de frequentar biblioteca é o fato de ser sempre surpreendida. Adoro pegar emprestado os livros que têm a aparência que já foram bem manuseados. Penso: Se muita gente leu, é porque a história pode ser boa e quero conhecer também.

Adoro o fato de conhecer vários autores dos clássicos aos contemporâneos sem precisar pagar por isso. Adoro ficar horas para escolher os livros, ver edições antigas e até mesmo com cheiro de mofo.

Se acontecer de ser meu livro favorito da vida, eu depois compro um exemplar para ter em casa.

Sessões da biblioteca:

Normalmente, os livros são categorizados em algumas sessões nas bibliotecas. Assim, fica mais fácil para localizar o que precisa (se é literatura nacional, estrangeira, infanto-juvenil, autoajuda etc).

Na Biblioteca do SESC Teresópolis há um espaço destinado às crianças. As estantes são pequenas para que eles mesmo possam ter autonomia e pegar os livros. Conta também com puffs para que as crianças leiam no local.

Cuidados com o livro:

Lembre-se sempre que o livro não é seu, então tenha cuidado dobrado. Não leia comendo, bebendo ou com a mão suja.

Se o exemplar for bem antigo, tenha cuidado ao manuseá-lo.

Não perca o prazo de devolução do livro. Caso você não tenha terminado a leitura, existe a opção de renovar o empréstimo.

Aqui no SESC Teresópolis podemos levar dois livros por vez e ficar por duas semanas com eles. Esse prazo pode ser renovado por mais duas semanas.

Como fazer meu cadastro?

Não precisa ter a carteirinha do SESC para pegar livro na biblioteca. Como meu cadastro é antigo não sei se mudou algo, mas só precisava dos seguintes documentos:

  • RG (identidade) e CPF.
  • Comprovante de residência (exemplo: conta de luz no seu nome).

Não me recordo se precisava apresentar xerox, mas na mesma hora que faz o cadastro já pode levar até dois livros.

Para saber mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *