Oi, pessoal! Desde que me formei em Pedagogia sempre trabalhei com o 4° e 5° anos. Hoje contarei como foi minha primeira experiência com o 2° ano do Fundamental I.
Esta semana começaram as aulas e iniciei com a turma do 2° ano do Fundamental I. Primeira vez que trabalho com os pequenos das séries iniciais. Eu estava super ansiosa e com um frio na barriga para saber como ia ser.
A primeira semana é mais de adaptação e para conhecer os alunos, mas já posso dizer que foi tranquila. Fizemos dinâmicas, apresentações, já fizemos atividades do livro e pude perceber o ritmo da turma.
Tive sorte de pegar uma turma de 2° ano que todos já têm noção da escrita e compreende letra cursiva e bastão. Alguns ainda têm dificuldade com algumas letras cursivas, mas vamos aprendendo juntos.
Como a escola tem um projetor em cada sala, projeto a página do livro no quadro e isso facilita bastante para eles fazerem as atividades. Na hora que escrevo as respostas, escrevo em cima da linha que aparece projetada no quadro. Assim, eles não se perdem para fazer as atividades.
O ritmo deles para cópia e execução de uma atividade é bem demorado. Ainda estou me adaptando ao ritmo deles e eles também comigo. Aos poucos vamos criar nossa própria rotina e ritmo.
Estou amando a experiência com os pequenos do 2° ano. Eles têm cerca de 6 – 7 anos de idade. Estou me adaptando com meu vocabulário para que eles tenham cada vez mais compreensão do que eu falo e explico.
Abaixo coloquei uma foto da equipe da tarde do Fundamental I e da minha sala do 2° ano.
A escola escolheu um tema padrão para todas as salas de aula: Divertidamente. Então, todas as salas do Fundamental 1 está utilizando a mesma decoração.

