Procedimentos para estagiar numa escola estadual

Como esse último estágio preferencialmente é em EJA (Educação de Jovens e Adultos), resolvi fazer em escola da rede pública. O primeiro passo foi procurar as escolas que ofereciam essa modalidade, pois as escolas têm o ensino regular à noite também.

Aqui na minha cidade dois colégios que oferecem o NEJA (como é chamado no Estado – Núcleo de Ensino de Jovens e Adultos): o Colégio Estadual Edmundo Bittencourt e o Colégio Estadual Euclides da Cunha. Não fiz na rede municipal, pois a Estácio não tem convênio com a prefeitura onde moro.

Após isso, tem que pegar a autorização lá na Secretaria Estadual de Educação (aqui no Estado do RJ é a SEEDUC e suas regionais). Verifique qual a regional atende a sua cidade, no meu caso, quem responde por Teresópolis é a unidade de Petrópolis. Eles pediram para eu comparecer lá com os seguintes documentos: Carta de Apresentação do Estagiário, cópia do RG e CPF.

Depois que preencher um papel com seus dados, dados da escola e faculdade, eles te darão a autorização para começar a frequentar a escola. Uma das vias do termo de responsabilidade (aquele com três vias) fica na SEEDUC, ou seja, uma via fica com você, a segunda na faculdade e a terceira na SEEDUC.

Anúncios

Um comentário sobre “Procedimentos para estagiar numa escola estadual

  1. olà Renata, meu estàgio està sendo tudo numa escola estadual (sendo o meu curso letras espanhol, as municipais nao oferecem a disciplina espanhol e na minha cidade parece que so as estaduais aceitam estagiàrios, as escolas particulares ou nao aceitam ou nao possuem a carga horària, até onde foi). A escola estadual para mim foi a melhor escolha, graças a Deus tem boa organizaçao e muitas atividades para participar e cumprir. O colègio è muito procurado por pais e alunos. A SEEDUC de aqui exige que a primeira assinatura seja da faculdade, so depois da faculdade assinar a SEEDUC pode e so depois a escola pode assinar. assim funciona, para quem nao saiba. Pelo menos, essa è a regra na minha area. E a terceira etapa (acabo de finalizar a segunda) quero faze-la no mesmo colégio porque là garantizaram minha vaga. So me preocupa o calendàrio do meu pròximo periodo, diz que as aulas so começarao dia 8 de março, muito tarde, em quanto a renovaçao de matrìcula è dia 22 de janeiro. so espero que disponibilizem o termo de compromisso pelo menos porque tendo 154 horas na terceira etapa quero começar estagiar em fevereiro…mas sem termo de compromisso è impossìvel. ou melhor, o primeiro dia de estàgio deve coincidir pelo mais cedo, com o primeiro dia de aulas? Me parece que sim entao so poderei começar dia 8 de março, mas se eles disponibilizam no acervo o termo de compromisso me mobilizo antes…ou bem melhor eles mudar esse calendàrio que no 2018 parece estranho…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s