Filmes e séries

Documentário: Minimalism – Netflix

Olá pessoal! Há algum tempo venho acompanhando alguns vídeos de pessoas que adotaram o minimalismo como estilo de vida e hoje finalmente assisti ao documentário da Netflix, Minimalism: Um documentário sobre as coisas importantes. Já aconselho a todos esse documentário e neste post vamos conversar um pouco mais sobre ele e a publicidade que nos influencia o tempo todo.

Para quem não sabe, minha primeira formação foi em Publicidade e Propaganda e achei que deveria vim aqui conversar com vocês sobre isso. Basicamente, o documentário mostra como devemos destralhar a nossa vida para alcançarmos a felicidade e nossa vida fluir. Afinal, os objetos, roupas e afins são só pertences materiais, você não precisa ter aquilo tudo para ser feliz. Ter somente as coisas essenciais e que realmente você utiliza otimiza tempo e seu dinheiro, consequentemente, você ganha qualidade de vida.

Claro que a publicidade nos influencia diretamente, ela está na TV, nas ruas, na internet, redes sociais, entre outros meios. O papel dela é mais que vender e manipular para conseguir seu objetivo que é a venda de tal produto ou serviço, é vender sonhos. Quando você compra um pacote de viagem para Paris, vem acoplado o sonho e a realização de conseguir ir à Europa, o status ao postar fotos nas redes sociais. O mesmo quando você compra um iPhone, pois daqui a pouco o seu modelo estará ultrapassado e a publicidade coloca na sua cabeça que você precisa de um modelo mais novo pois o seu não tem os novos recursos.

Hoje, eu conheço muitos artifícios utilizados no por trás da venda de um produto. O marketing e a publicidade das empresas investem pesado para atingir seu target (público-alvo). Ao ver esse documentário, parei para refletir sobre tantas compras que fazemos por impulso, tantas coisas que compramos só por ter e a vida é mais que isso. A publicidade sempre existiu e sempre existirá, ela apenas vai se adequar às novas mídias. Não é para todos pararem de comprar, até porque a economia do nosso país depende disso. Mas cabe a nós, consumidores, fazermos escolhas mais inteligentes e compras mais conscientes.

Anúncios

Um comentário em “Documentário: Minimalism – Netflix

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s