Ensino a distância - EAD

Tudo sobre as horas complementares

Olá pessoal! Ultimamente tenho recebido muitos comentários sobre as horas complementares. Com isso, pude notar que nunca abordei esse assunto aqui no blog, então é a hora.

O que são horas complementares? 

Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) ou horas complementares têm como objetivo qualificar o aluno e desenvolver de forma complementar, nos futuros profissionais, competências bastante procuradas pelo mercado.

Alguns cursos possuem uma quantidade de horas mínimas de AAC obrigatórias para concluir o seu curso. Sugiro que você veja na sua grade curricular.

ATENÇÃO: Você pode passar da quantidade de horas exigidas pela universidade, mas NUNCA ter horas a menos até o fim do seu curso. Concluindo, você tem a duração do seu curso todo (seja qual for a duração do seu curso) para você a quantidade obrigatória de horas, caso contrário, você NÃO se forma.

Na Estácio (não posso falar por outras universidades), ela aceita cursos complementares de outras áreas que não seja do seu curso. Eu por exemplo faço Letras Português e eles aceitaram curso sobre previdência que fiz no site da FVG Online.

Sempre me perguntam também se a faculdade aceitaria um único certificado de 100h ou com a carga horária total do curso. Essa pergunta realmente não sei responder, mas acredito que talvez sim, você tem que tentar para saber.

COMO ENVIAR OS CERTIFICADOS DOS CURSOS EXTRAS PARA COMPUTAR AS HORAS?

Aconselho vocês irem fazendo aos poucos os cursos e terem uma pasta do computador de vocês só para salvar esses certificados. Afinal, para enviarmos esses certificados tem que ser dentro de um prazo que está disponibilizado no calendário acadêmico de cada semestre.

Pode ser que você já tenha vários certificados e o período para o lançamento dos certificados para as horas complementares ainda não esteja aberto.

Quando estiver dentro desse período, vocês terão que abrir um requerimento no SIA de LANÇAMENTO DE HORAS COMPLEMENTARES. Depois é só esperar que eles vão analisar e vão lançar suas horas, normalmente o requerimento pede tem um prazo de 30 dias para ser deferido.

ONDE PODEMOS FAZER CURSOS GRÁTIS PARA AS HORAS COMPLEMENTARES?

Na própria internet vocês conseguem ter essa resposta, só que a maioria é pago ou dizem ser “gratis”, mas você tem que pagar para emitir o certificado (mesmo ele sendo em PDF).

Já vou adiantando que não conheço muitos sites que disponibilizam cursos 100% realmente grátis, mas indico o FVG Online e o LearnCafe.

CURSOS GRÁTIS DE 5H NA PRÓPRIA PLATAFORMA DA ESTÁCIO

Para quem não sabe, dentro da própria plataforma da Estácio tem como fazermos cursinhos pequenos de 5h. Basta acessar o botão que indico abaixo que você será direcionado para outra página. Você terá que fazer login com seu número de matrícula e senha novamente e pronto, só fazer os cursinhos disponíveis ali. No meu não aparece nenhum curso, pois já fiz todos.

Para finalizar, vou deixar o link do regulamento sobre as horas complementares: https://goo.gl/k0EtSL

Anúncios

19 comentários em “Tudo sobre as horas complementares

      1. Oi Renata! Eu fiz um desses cursos da plataforma da Estácio logo no dia que vi o seu post e salvei um bocado de horas, achei tranquilo, se prestar bem atenção dá para responder a avaliação final e conseguir ter essas horas.
        Eu fiz o módulo Estácio Acredita II e inclusive já constam na minha agenda de atividades as horas referentes ao curso.
        Beijo e obrigado pela dica!!!

        Curtir

      2. Oiii Pauloo!! Que bomm que te ajudei.. Adoro quando vocês me dão esses feedback!
        Esses cursinhos dentro da própria plataforma da Estácio são até fáceis, né? Consegui responder as perguntas sem assistir os vídeos..rs
        Que bom que suas horas já constam no sistema! Muito bom saber disso..
        Super beijo!

        Curtir

      3. Bom dia Renata!
        Os cursos são bem fáceis mesmo, tranquilo para responder, agora só faltam 31 horas para completar as 200 que tenho que ter até o final do curso. Estava bem preocupado com essas horas AAC, mas você me fez ver a luz no fim do túnel rsrs.
        Beijo! 😉

        Curtir

      4. Oi Paulooo! Que maravilhaaa, fico feliz que você tenha aproveitado e gostado das dicas.
        Espero que você consiga atingir logo as 200h, assim é menos uma preocupação na cabeça.
        Beijocas

        Curtir

  1. Olá, Renata!
    Vc elucidou algumas dúvidas que eu tinha sobre AAC, obrigada! Mas ainda não ficou bem claro pra mim: eu tenho o curso todo, no meu caso 4 anos – Ciências Contábeis, para fazer as AAC, ou são cobradas um número determinado de horas a cada semestre? Comecei agora e estou correndo com as matérias, sem tempo pra AAC e estou preocupada com isso. Grata.

    Curtir

    1. Oi Noêmia!! Isso mesmo, você tem os 4 anos do curso de Ciências Contábeis para fazer as suas AAC e atingir a quantidade que seu curso pede. Você pode fazer mais horas do que pedido pela faculdade, só não pode fazer a menos.
      Espero que tenha te esclarecido. Qualquer dúvida, só falar.
      Fico feliz que esteja gostando do blog!
      Super beijo!

      Curtir

      1. Oi, Renata! Estou mais tranquila agora em relação as AAC. Já consegui 80h fazendo os cursinhos que valem 5h cada na plataforma da Estácio. Tem mais 3 que vou fazer, que valem 30h cada, que são os “Estácio Acredita”. Também já me inscrevi em 2 cursos no meu Campus…assim vou fazendo até o final.Obrigada por compartilhar suas experiências e dicas! Bjo grande!

        Curtir

  2. Os certificados devem ser enviados todos de uma vez ou preciso abrir um requerimento pra cada? Vc sabe se eles aceitam certificados de cursos feitos antes, tipo tenho um certificado de 2014, mas só comecei a faculdade ano passado

    Curtir

    1. Oi Dany, acho que dá para enviar mais de um certificado em um único requerimento. Mas se você quiser abrir um requerimento para cada certificado, fica a seu critério! Sobre os certificados com data anterior a começarmos a faculdade, realmente não sei se eles aceitam, você teria que anexar para ver. Qualquer coisa, eles vão reprovar seu requerimento, nada a mais. Beijocas

      Curtir

  3. Olá Renata! ameii seu blog… tinha algumas dúvidas sobre as atividades complementares e aos certificados, posso ir fazendo os cursos e e no final os certificados vão estar disponíveis?

    Curtir

    1. OIii Yohanna! Adorei seu blog e já estou seguindo!
      As atividades complementares você pode fazer quando puder, mas tem o prazo limite até o fim do seu curso.
      Se você fizer os “cursinhos” disponíveis na Estácio, assim que você terminar dentro de um mês eles já lançam suas horas no SIA.
      Se você fizer cursos fora da Estácio, como em sites online, quando você tiver com os certificados, tem que abrir um requerimento para a Estácio lançar essas horas.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s