Como saber se o curso é reconhecido pelo MEC?

emec

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje, venho com um assunto muito perguntada por quem se interessa pelo EAD, sobre o reconhecimento dos cursos EAD pelo MEC. Já adianto que fui atrás dessas informações porque já sou aluna, e não sei como descobrir o número da portaria do reconhecimento sem está matriculado.

Recentemente, recebi um comentário lá no meu canal do YouTube falando que ela tinha descoberto que o curso que queria fazer não era reconhecido, só autorizado. Aquele comentário ficou martelando minha cabeça por uns dias. Fui ao site do MEC e acessei o e-MEC (que é voltado para os cursos EAD), mas por não ser nada intuitivo achei muito complicado o site. Se alguém souber verificar, me avise.

Um dia, pedi através de requerimento no SIA o meu Histórico Escolar. Eles enviam automaticamente para o seu e-mail e lá pude observar melhor o campo referente aos dados do curso. Neste campo, tem o número da portaria de reconhecimento.reconhecimento

OBS: Só tive acesso ao número da portaria do MEC por ser aluna e ter pedido esse histórico escolar. Depois disso, fui ao site da Estácio, na página voltada ao curso de Letras – Língua Portuguesa e lá não tem nenhuma informação de credenciamento. Pelo menos, não achei.

Ao consultar o Google, joguei o número dessa portaria e veio o PDF que vocês podem consultar na íntegra AQUI.

reconhecimento3

reconhecimento2

  • Sinceramente, não busquei essas informações antes de me matricular no curso EAD da Estácio, pois já estava vindo de uma graduação (presencial) na mesma universidade e nunca tive problemas com nada.
Anúncios

9 comentários sobre “Como saber se o curso é reconhecido pelo MEC?

  1. Parabéns Rê. Bela matéria que aborda um tema delicado mesmo e de cunho social. O fato de você ter ido atrás dessas informações, com certeza ajuda e muito, pessoas que estão querendo iniciar uma graduação neste sentido. Ótimo post!!!

    Curtir

  2. Olá, Renata, bom dia! Fiz até o 4º período do Curso de Letras na UFMA, aqui no Maranhão, porém tive que trancar. Agora curso o segundo período de Gestão hospitalar na Estácio EAD, mas gostaria muito de, após o término de gestão, voltar a cursar letras EAD, pois gosto muito de linguística, língua portuguesa…gostaria de saber como é a questão dos estágios na modalidade EAD, o aluno que tem que procurar a escola, ou a Estácio tem convênio com escolas para viabilizar os estágios na área de educação?
    Obrigada, muito bom seu blog, sempre leio para tirar minhas dúvidas!

    Curtir

    • Oi Katy, que bom que vc quer fazer Letras ainda, realmente é um curso apaixonante!!! Bom, a minha unidade da Estácio me deu o nome das escolas conveniadas para fazer o estágio. Acredito que você ligando para a unidade, eles vão te falar. Muito obrigada pelo carinho!!! Beijocas

      Curtir

  3. Oi, Renata! Pretendo fazer uma segunda graduação, mas morro de medo de investir tanto e depois não dar em nada. Vi alguns comentários no Facebook da Estácio de pessoas reclamando que não receberam o diploma após o termino do curso.
    As licenciaturas – Inglês ou Português (fui informado que agora é possível fazer a licenciatura apenas em uma língua estrangeira, sem necessário o licenciamento em Língua Portuguesa) continuam realmente reconhecidas pelo MEC?
    E a questão de dispensa de disciplinas? Fui até um polo da Estácio e lá me informaram que para saber quantas dispensas tive era necessário fazer a matricula.

    Agradeço pelas informações.

    Sidionil Biazzi

    Curtir

    • Oi Sidionil, particularmente, não tenho nada a reclamar da Estácio. Sobre o certificado demora alguns meses, mas nada a mais que isso. Pelo menos, quando fiz presencial na Estácio não tive nada a reclamar.. Vamos ver como será no EAD também, mais pra frente poderei falar mais sobre isso, mas acredito que não encontre nenhum problema também não.
      Sim, no EAD de Letras (Língua estrangeira) você não faz a habilitação em Língua Portuguesa, é só na língua escolhida. Se depois você quiser acrescentar, fica a seu critério adicionar mais 1 ano talvez.
      Eu também pedi minha isenção em algumas disciplinas depois que já estava matriculada, não sei se é possível fazer isso antes.
      Espero que tenha te ajudado!
      Beijocas

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s