Leituras

Livro: A hora da estrela – Clarice Lispector

ahoradaestrela

Olá pessoal! Hoje, venho falar do primeiro livro que lemos para o Projeto MindlinA hora da estrela foi o último livro escrito por Clarice Lispector antes de sua morte e foi publicado em 1977.  Essa foi a primeira vez que li uma obra da autora e ter lido em uma leitura compartilhada, foi fundamental para mim. Assim, quando estava um pouco em dúvida, tinha o grupo no whatsapp, onde discutíamos sobre a obra e sua escrita.

O livro é narrado pelo Rodrigo e através dele conhecemos Macabéa, uma jovem alagoana de 19 anos que vive no Rio de Janeiro. Trabalha como datilógrafa e apesar de ganhar muito mal, ama sua profissão. Divide o quarto de uma pensão com mais quatro moças que trabalham em uma loja de departamento. Assim, vivia Macabéa, uma moça simples e com coração puro, mas que vivia sua vida pacata sem se questionar nada.

Alimenta-se muito mal, no almoço era sempre cachorro quente e coca-cola, também tinha o hábito de tomar café frio. Uma de suas distrações era ouvir a rádio relógio, onde ela escutava uma “cultura inútil” e algumas propagandas. Um dia, falta ao trabalho alegando uma mentira que extraiu um dente. Nem preciso dizer que esse dia foi uma espécie de liberdade para ela, já que pode ficar sozinha no quarto.

Até que conhece Olímpico, seu único namorado. Como ele também era Nordestino, isso aproximou o casal. Ele trabalhava numa metalúrgica, o que fazia com que Macabéa ficasse admirada, afinal ele tinha uma profissão numa empresa grande. Só que o rapaz não tinha muita paciência com a moça e a tratava mal a todo momento. Na verdade, ele é o oposto dela e bem ambicioso.

No fim, ele troca Macabéa por sua colega de trabalho, também datilógrafa. Muito triste com a situação, por conselhos da própria colega de trabalho vai até uma cartomante. Lá, ouve várias mentiras e um futuro brilhante. Ao sair de lá, fica maravilhada com seu novo destino que termina logo em seguida.

Um livro maravilhoso, que me fez refletir sobre tantas Macabéas que existem por aí. Aliás, quem nunca teve um momento Macabéa durante a vida?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s