Dá para conciliar o trabalho com o estágio?

pro_atividade

Essa é uma das perguntas que mais recebi desde que comecei a compartilhar sobre o meu estágio aqui no blog e nas redes sociais. Entendo perfeitamente, pois a maioria que faz faculdade EAD também trabalha e tenta conciliar as duas atividades. E só de imaginar como será quando começar o estágio chega a dar um certo desespero.

Hoje vou contar como eu fiz e se alguém mais tiver conseguido conciliar essa vida de trabalho, estudos e estágio, deixe nos comentários como foi sua experiência. Você também pode conversar lá no seu trabalho com seu gestor, mas saiba que se você é CLT, ele NÃO é obrigado a te liberar para o seu estágio, ainda mais se seu curso não for na área que atua no trabalho. Afinal, ele não te pediu para se aperfeiçoar nessa área.

Quando chegou a época do meu estágio, eu também trabalhava fora em horário comercial (08:00 às 18:00). Antes de saber a escola que ia estagiar, já tinha pensando em várias opções. Se fosse o estágio no período da manhã, eu faria antes de ir para o trabalho e chegaria um pouco atrasada. Caso o estágio fosse a tarde, eu faria dentro do meu horário de almoço no turno da tarde. Enfim, ia ser bem corrido, mas no fim ia dar tudo certo.

Ao decidir fazer em uma escola particular no turno da manhã e bem próximo da minha casa, decidi optar pela primeira opção já dita acima. Não optei por uma escola pública, pois meu município não tinha convênio com a Estácio do campus que eu faço, e para fazer em uma escola estadual teria que ir até Petrópolis para pegar uma documentação para começar o estágio. Como não tinha tempo de ir até outra cidade, optei pela escola particular mesmo.

estagio-800x445

E assim eu fiz, peguei todos os horários das aulas de Língua Portuguesa das séries que faria estágio e como iria entrar de férias no trabalho em outubro conversei com eles. Então ficou acordado o seguinte, em setembro começaria meu estágio somente nos primeiros tempos de aula (07:20 às 08:10) e em outubro faria em todos os horários e dias disponíveis. Sim, eu chegava um pouco atrasada do trabalho, mas tentava compensar o atraso da manhã na hora do almoço ou da saída.

Em outubro então foi uma maravilha, podia ir em todos os dias e horários das aulas de Português e foi nessa época que tive contato com os demais professores da escola. Pude conhecer mais os alunos também, pois agora estava sempre em sala de aula com eles, foi uma experiência incrível e maravilhosa.

Quando começou novembro e tive que retornar ao trabalho, disse que voltaria a frequentar novamente somente os primeiros tempos de aula. Acontece que no dia que retornei ao trabalho, eles me mandaram embora! Não precisam ficar tristes, pois eu não fiquei. Na verdade foi um alívio que tiraram de cima de mim.. Em breve, farei um post contando mais sobre isso. E assim, voltei na mesma semana a frequentar novamente todos os horários das aulas da escola, igual quando estava de férias.

E mesmo indo todos os dias das aulas, vocês acham que eu consegui cumprir a carga horária de 132h de estágio supervisionado? Claro que não. O que eu fiz e que tive a ajuda da professora da escola para isso, foi inventar diversas aulas até chegar as 132h que são solicitadas nessa disciplina. Como já disse em outro post, considero ter sido muito privilegiada, pois sei que nem todos os professores de escola estão dispostos a ajudar os estagiários. Tive a oportunidade de conversar e trocar muitas ideias com a professora, ela também me instruiu como deveria proceder em algumas atividades, me colocou para corrigir as atividades com os alunos, entre outros.

Sei que existe muita gente que não pode frequentar uma sala de aula para fazer o estágio por conta do trabalho ou outros motivos e acabam pedindo para algum conhecido que é professor para assinar as fichas de estágio. Mas considero super válido a experiência e todos que fazem licenciatura deveriam passar. Por mais que seu tempo fique um pouco aperto, avalie se dá para encaixar o estágio em algum momento do seu dia, você depois vai ver como vale a pena.

OBS: Sobre o estágio ser à noite, a faculdade não deixa por ser considerado EJA (educação de jovens e adultos). Somente a disciplina Estágio Supervisionado III (o terceiro estágio) é voltado para o EJA.

Estágio Supervisionado I – 6º ao 9º ano (Fundamental II)
Estágio Supervisionado II – 1º ao 3º ano (Ensino Médio)
Estágio Supervisionado III – em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e/ou do Ensino Médio, preferencialmente, em EJA).

 

Anúncios

18 comentários sobre “Dá para conciliar o trabalho com o estágio?

  1. Olá Renata!
    Adoro ouvir (ou melhor, ler) tuas experiências na Estácio-EAD, tenho aprendido muito contigo e tens sido quem mais tem tirado dúvidas, certamente não somente minhas dúvidas como de outras pessoas que te acompanham. Que bom que conseguiste com êxito passar pelo 1º estágio, já estou imaginando o meu estágio, 132 h/a de ESPANHOL, que tem tão poucas aulas nas escolas, mas tenho Fé que dará tudo certo! Felizes Festas para ti. Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Rê, falando sobre esse jeitinho que você deu com as horas obrigatórias do estágio: deu turdo certo? O professor não desconfiou ou questionou nada? Tomara que, quando eu começar meu estágio, também dê sorte de ter uma professora tão legal, que, caso precise, me ajude no que puder. 🙂

    Curtir

    • Oi Nana, esqueci de dizer no post né? Ele não questionou nada não. Até pensei que fosse, porque como disse eu adicionei mais aulas do que inclusive tinha colocado na ficha de estágio que entreguei no começo do semestre para ele. Mas ele não questionou nada não, acho que porque como ele recebe milhares de trabalhos de alunos, imagina..
      Espero que com você aconteça o mesmo! Beijocas

      Curtir

  3. Nossa, mas será que nem o curso de letras-inglês permite que o estágio seja em escola de idiomas? tentei conseguir essa informação no polo da minha cidade, mas não sabem dizer, no site também não consta nada e, como não sou aluna da disciplina de estágio ainda, não tenho acesso aos documentos nem aos professores… estou bem preocupada, pois me planejei para o estágio em uma escola de idiomas… não tenho disponibilidade de tempo e a carga horária é grande!!

    Curtir

    • Oi Carolina, eu aconselho você ir até seu polo e até conversar com o coordenador do EAD. Porque pelo o que sei, o estágio não pode ser em escolas de idiomas, mas acho melhor você verificar com o polo. A carga horária é bem puxada sim, realmente é verdade!! Beijocas

      Curtir

  4. Já estou em cólicas imaginando quando chegar meu período de estágio. Minha empresa não é nada flexível e nem faço ideia de como vou fazer.
    Acabei de começar, estou no primeiro período, mas já estou nervosa.

    Curtir

  5. para Carolina: infelizmente nao è possìvel estagiar em escolas de idioma, eu tambèm queria (o meu curso è letras espanhol) mas a coordenadoria falou que so pode ser escola mesmo. a carga horària realmente è enorme em comparaçao com a carga de outras IEs, que nao exigem tanto. Eu foi forçada abrir mao de trabalhar de carteira assinada por culpa do estàgio. Estou achando que o melhor seja. antes de inscreverse numa IE, informarse sobre detalhes como este e escolher a mais condizente com as pròprias necessidades. Por exemplo, a universidade metodista de S. Paulo, mas que possiu um polo também no Rio e oferece modalidade EAD, tem carga horària muito menor (300 horas divididas 100+100+100, muito menos horas da estàcio)

    Curtir

    • Nossa! Você saiu do seu emprego para poder fazer o estágio? Carambaaa.. podia ver se dava para conciliar com o trabalho, chegar um pouco mais tarde e compensar depois.. sei lá.. Sobre a carga horária eu também acho muitoooooo puxado!!

      Curtir

    • Muito obrigada por seu comentário!!!
      Agora fiquei beeeeemmmm preocupada, pois não tinha noção de que o estágio da Estácio era superior a outras instituições!! E mais preocupada ainda porque já trabalho em uma escola da idioma, então pra mim seria mais fácil, agora ter que ir pra uma escola vai ser complicado com os horários….

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s