Curiosidade linguística sobre a palavra Natal

feliz-natal2

Como o Natal chegou e com ele vem muitas alegrias e festividades, trouxe um post extra com uma curiosidade da origem da palavra Natal.

1. “Natal” é uma palavra de origem latina. Em latim, havia a expressão “dies natalis” ou “natalis”, que significava o dia de nascimento de alguém. A forma reduzida “natalis” passou por uma mudança fonética (de som) ao longo do tempo e chegou a nossa língua como “natal”.

2. Os dicionários registram essa palavra como adjetivo e como substantivo. Como adjetivo, “natal” significa o que é relativo ao nascimento (“terra natal”). Como substantivo, significa o dia do nascimento ou um cântico natalino de origem medieval. Escrito com letra maiúscula, “Natal” refere-se à festa do nascimento de Jesus, celebrada no dia 25 de dezembro.

3. A palavra “natal” deu origem a “pré-natal” (“exame pré-natal”, “fazer o pré-natal”); “neonatal”, relativo ao primeiro mês de vida; “neonato”, o mesmo que “recém-nascido”; “natalício”, que se refere ao dia do nascimento.

4. Já de “Natal” originou-se o adjetivo “natalino”, que significa o que é relativo ao Natal.

Aproveito para desejar um FELIZ NATAL a todos que acompanham o Mergulhando em Letras. Que essa data seja repleta de amor, união e paz para seus familiares e amigos.

 

Fonte: Língua Portuguesa no dia a dia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s