Como tem sido meu estágio em Língua Portuguesa?

20161026_083758

Como vocês sabem estou fazendo o estágio supervisionado I em uma escola particular. Estou estagiando nas séries do Ensino Fundamental II, mais especificamente nos 7º e 9º anos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Redação. Já mencionei anteriormente que só estou fazendo nessas séries, porque nas outras eles têm alunos especiais e não oferecem estágio.

Desde o primeiro dia tem sido uma experiência maravilhosa estar dentro de uma escola, ter contato com os alunos e demais professores. A professora do meu estágio é a Fabiana, uma antiga conhecida da época da minha primeira graduação, na época íamos juntas no ônibus da faculdade. Não sabia que ela dava aulas nessa escola, só soube quando cheguei lá e dei de cara com ela.

Conhecê-la com certeza fez toda a diferença. Logo no primeiro dia conversamos um pouco sobre nossas vidas pessoais e ela foi me mostrando tudo como fazia dentro de sala. Nossa primeira aula nesse dia foi no 7º ano, onde ela passou um exercício sobre Complemento Nominal, conteúdo que estão dando.

Por falar em turma, ambas as séries me receberam super bem. O 7º ano é muito fofo, eles já são adolescentes, tem cerca de uns 13 a 14 anos, mas ainda têm carinhas de bebês. Para vocês terem noção, eles ainda chamam a professora de “tia”, e claro que até eu já fui chamada assim. Eles são bem tranquilos durante a aula, até conversam mas nada que atrapalhe tanto.

20161003_075326

Já o 9º ano é o contrário deles, são bem mais agitados e falam bem mais. Nessa turma a professora é obrigada a pedir silêncio algumas vezes, porque eles extrapolam. Essa turma é composta de 14 alunos, menos que o 7º ano, mas conseguem fazer mais bagunça que eles. O conteúdo que eles estão trabalhando nesse 4º bimestre é Poesia.

Outra particularidade que observei foi sobre o uso dos celulares em sala de aula, a professora já entra em sala pedindo para desligar os eletrônicos. Na hora da prova, ela pede para todos desligarem os celulares e deixarem em cima da mesa dela. Em outro momento ela me contou que já pegou aluno colando em prova de Redação no celular, e desde então toma essa atitude.

Sobre minhas anotações, sempre levo um caderno para as aulas da escola e anoto tudo que acontece durante às aulas, desde as atividades propostas, como a professora agiu, como os alunos se comportaram durante a atividade e o que eu achei da aula em questão. Quando o pessoal têm dúvida, anoto o tipo de dúvidas que tiveram, se foi sobre algo de interpretação ou questões de ortografia.

Anúncios

17 comentários sobre “Como tem sido meu estágio em Língua Portuguesa?

  1. O 7° ano tem 12 anos, o 8° 13 anos e o 9° 14. A não ser que tenham reprovado ou entrado atrasados! Fico feliz em saber que está gostando dessa “vida louca”. Ser professor é ter dom e saber que você pode salvar vidas! Sempre comparo com um médico. Através das palavras e exemplos você pode tirar jovens das drogas do mau caminho! Eu também dei Complemento Nominal aos alunos, mas já acabamos essa matéria, fizeram a prova, já corrigi e eles fizeram reescrita!
    Você vai conhecer pessoas maravilhosas, sendo professora!
    Deus te abençoe!
    Bjs – Su
    http://www.rosachiclets.com.br

    Curtir

    • Oiii prof. Suuu!!! Nossa, fiquei muitooooooooo feliz com o seu comentárioo!! ❤
      Realmente estou amando essa experiência do estágio!!
      A sua escola aceita estagiários? Senti uma certa dificuldade para achar uma escola que aceitasse estagiários.
      Obrigadaa pela visita aqui no meu blog!!
      Beijocas

      Curtir

  2. Renata, lendo seu post fiquei em duvida, você ainda não dá a aula propriamente? Apenas observa?
    Sou aluna da Estácio também (vou iniciar estágio no próximo semestre) e me lembro de uma palestra para estuantes EAD em que a coordenadora falou, se não me falha memória, que existem três fases de estágio: observação, o segundo não lembro o nome, e acredito que o terceiro era a prática.. é isso mesmo? no Estágio I a gente apenas observa e avalia/faz relatório das aulas?

    Estou com mais uma dúvida (perguntei no Insta, mas acho que aqui é mais fácil obter resposta): quanto tempo, mais ou menos, leva para cumprir a carga horária do estágio no semestre? Quantas aulas semanais você “observa”?

    Desculpa tantas perguntas, mas a Estácio fornece informações meia-boca e você é a melhor fonte que nós, alunos EAD da instituição, temos para ficar por dentro. E, no meu caso, mais especificamente, é minha primeira graduação e eu não entendo nada sobre a dinâmica de estágio. rsrs

    Obrigada.

    Curtir

    • Oii Ana, realmente aqui fica mais fácil de responder. Desculpa não ter respondido antes lá no insta.
      Então, são 3 semestres de estágio, esse que faço agora é o primeiro estágio e é observatório. Só observo o que acontece durante às aulas e faço minhas observações no caderno. Vou a escola toda segunda, quarta e sexta nos horários que a professora dá aula nos 7º e 9º anos.
      A carga horária desse primeiro estágio são 132h, claro que não vou conseguir cumprir essas horas somente em sala de aula. No fim, vou ter que inventar aulas para atingir essa carga horária. E rezar para dar certo e que eles aceitem..rs
      Sobre a falta de informações realmente isso aconteceu comigo aqui nessa disciplina. Nunca tinha acontecido antes, mas ao chegar no momento do estágio, apesar deles colocarem todas as informações, documentações, orientações e passo a passo na disciplina, fiquei com algumas dúvidas. A cada e-mail enviado para o professor dessa disciplina com meus questionamentos, ele respondia algo meio vago e acabava continuando com a dúvida.
      Na verdade, achei o professor dessa disciplina bem fraquinho nesse sentido.
      Você pode perceber que tudo que trago aqui para o blog, são as minhas experiências, e assim como todos os alunos, também tenho dúvida. Afinal, não sou funcionária da Estácio.. Se bem que eles poderiam me contratar, porque entendo mais coisas (como aluna) do que os próprios funcionários. hahahaha
      Já me disseram exatamente isso, que sei informar melhor os alunos, do que eles mesmos. #estaciomecontrata hahahaha
      Bom, só para concluir, no total assisto 8 tempos de aula por semana (cada tempo de aula tem 50 min), só você fazer as contas.. Realmente não dá tempo para as 132h, por isso falei que iria inventar. Confesso que estou apreensiva quanto a isso com medo do professor não aceitar, mas por outro lado penso: cara, existe tantas pessoas que nem entram numa escola e sala de aula, que simplesmente conhece um professor e pede para ele assinar a documentação do estágio e passam. Eu que fui lá, assisti aula, frequentei a escola, só porque irei inventar umas aulas a mais para compor as 132h não vão aceitar?
      Mas pode deixar que volto aqui para falar como que foi, se eles aceitaram.
      Bom, desculpa a demora em te responder e muito obrigada pelo carinho!
      Beijocas

      Curtir

      • Cara, eu já tinha visto que eram 132h de estágio, mas não tinha parado para pensar no quanto isso dá. Fiquei até desesperada por mim agora, porque aulas de Português, até onde me lembro, tem várias por semana, e eu que faço Letras Inglês?

        Eu tava bem bobinha achando que daria tranquilo para fazer o estágio em dois meses!Hahahhaha

        Ok, deixa eu voltar do Mundo da Maravilhas, que meu nome não é Alice.

        Calculei e, para você cumprir esse tempo e terminar até meados de Dezembro, nesse ritmo de aulas, você teria que começar o estágio no início de Agosto (sendo que as aulas esse semestre atrasaram e só iniciaram no final do mês “do desgosto”). A outra opção seria você passar o dia na escola- e não estudar para as outras matérias, largar seu emprego, esquecer marido, cachorro, vida social, comer… Oxe! Onde esse povo está com a cabeça? Fico imaginando para quem faz faculdade presencial, que tem que contar o tempo para ir para a faculdade, todos os dias (a gente do EAD ainda em uma flexibilidade, né?). Acho que é para a gente ir pegando o gostinho de sofrimento que os professores passam e fazer uma seleção para ver quem quer MESMO.
        E vamos combinar que para aprender a lidar com aluno pentelho e outras dinâmicas em sala de aula, nem precisa de 132 h (pior o ultimo que olhei aqui e são 154 h!!!!!!!!!!!! e mais um pouco de exclamação porque ainda é no mesmo semestre do TCC ). No fundo, no fundo, a gente foi aluno por tantos anos e já fizemos parte em algum momento da turma que deixa os professores de cabelo em pé, ou que não tem um um rendimento muito bom comparado às outras e precisa de mais atenção e, ainda que haja diferenças em estar no papel de aluno e no papel de professor, olha, isso já dá uma experiência, uma base, não é tão do nada, né?
        Enfim, já me vejo batendo muita boca com o professor de estágio ou aderindo ao “vício” dos universitários: cafeína. rsrsrs

        Obrigada pelas informações e , please, nos conte sim como você resolveu essa “fórmula de baskhara” da vida real (horas do estágio)! 😀
        Boa sorte e boa semana.

        Curtir

      • Oi Ana, é verdade!! Tenho uma amiga daqui da minha cidade que faz Letras Português também que perguntou para o professor sobre essa carga horária, que ela trabalha, não tem como largar o emprego e ficar na escola 24h. (Ela não disse com essas palavras, mas você entendeu).. Sabe o que ele respondeu a ela?? É necessário que você se organize para conciliar os horários.
        Ahhhhhhh fiquei puta quando ela me falou isso, porque na verdade percebi que eles estão “cagando” para os alunos. Ele praticamente falou: Ah não sei como você vai fazer, mas tem que cumprir essas horas.
        Já que o professor está “nem aí” para gente, eu vou inventar mesmo! Aff!
        A gente agora tem que parar de viver para fazer o estágio, né?
        Na verdade, também não gostei desse professor da disciplina on-line. Mas enfim..
        Ahhh o primeiro relatório temos que entregar dia 17/11. Nesse relatório falamos mais sobre a escola em geral, os alunos, a estrutura da escola.
        As fichas com as horas do estágio, assinatura do professor e da diretora é mais para frente, no dia 02/12.
        Obrigadaaa pelo boa sorte, vou precisar!!! hahahahaha
        Beijocas

        Curtir

    • Oiii Vinicius, que bom ver seu comentário por aqui!
      Realmente estou amandooo!!!
      Depois quero saber tudo como será no seu caso.
      Se precisar de ajuda, pode contar comigo.
      Beijocas

      Curtir

  3. Boa noite Renata, futuramente eu pretendo cursar uma licenciatura através do formato Ead,pois a carga horária no meu emprego não me permitiria cursar presencialmente. Já adiei por várias vezes a faculdade por causa do meu ritmo de trabalho e eu vi que pelo Ead essa minha vontade de voltar a estudar poderia ser possível, mas essa questão do estágio me desanima! Como não posso de jeito e maneira nenhuma largar o meu emprego,será que seria possível realizar o estágio nas minhas férias do trabalho? Você trabalhava em outro lugar e largou por causa do estágio? Ou não trabalhava? Se você trabalha em outro local fora do estágio,como você consegue conciliar? A Estácio e flexível em relação a carga horária dos alunos que trabalham e não podem largar o emprego para estagiar?(afinal,se eu não trabalhar como poderei pagar as mensalidades? rsrsrs) Me desculpe tantas perguntas e que eu queria muito voltar a estudar,mas não posso largar meu emprego. Desde já agradeço.

    Curtir

    • Oii Ellen, sem problemas.. Pode me enviar perguntas sempre quando quiser.. Então, vamos lá! A Estácio tem 3 semestres de estágio supervisionado, o primeiro de 132h e os outros dois de 150h. Bom, o que acontece na realidade é que é humanamente impossível fazer essa carga horária mesmo se a pessoa não trabalhar. O que eu fiz, inventei um monte de aulas (a professora da escola me ajudou nisso) para cumprir essa carga horária para colocar nas fichas. Eu trabalhava e fiz no meu período de férias o estágio, só que no dia que voltei a trabalhar eles me mandaram embora, então continuei a frequentar a escola. Mas mesmo assim não consegui dar conta das 132h e tive que inventar. O que eu senti do professor do EAD toda vez que eu perguntava sobre essas questões de carga horária dizendo que eu trabalhava e tals, ele meio que “cagava” para mim. E eu fiz o mesmo, pensei: vou fazer do meu jeito inventando e está tudo certo. Em breve farei um post contando mais sobre isso. Na verdade, nessa disciplina de estágio foi a primeira vez que senti falta daquele contato que o presencial tem, sabe? Eles disponibilizam tudo para gente certinho, o passo a passo, os documentos, tudo, mas mesmo assim ainda temos muitas dúvidas.
      Espero que tenha te ajudado e espero que você se matricule em breve no curso EAD.
      Apesar disso, eu adoroo o curso a distância!!! Agora para os próximos estágios já sei como funciona também.
      Beijocas

      Curtir

  4. ola’ Renata, voce^ sabe se as aulas particulares, neste caso, como é preciso inventar, podem contar esta’gio? vou começar o segundo semestre, mas ja’ esta histo’ria me assusta (nenhuma escola tem tantas horas de espanhol), ma ja’ leccionei bastante, escrevendo todas as horas feitas e os assunto lecionados

    Curtir

    • Claro que suas experiências de aulas particulares podem ajudar a você até a inventar suas aulas caso seja necessário! Você pode contar suas experiências das aulas particulares, algumas dúvidas que aconteceram, como se fosse na escola regular. Beijocas

      Curtir

  5. Oie, Renata!
    Preciso cumprir 300h de estágio e estou começando a ficar desesperada, porque trabalho integral. Nem imagino como vou fazer, mas é muito bom ver sua experiência e entender melhor como funciona, mesmo que estejamos em IES diferentes.
    Obrigada por compartilhar tudo, você faz a diferença pros alunos e pros estudantes de Letras também! 🙂
    Beijão

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s