Como funciona o estágio no EAD da Estácio?

estagio_ead

Hoje, venho com o post mais esperado por vocês que fazem licenciatura no EAD: Como funciona o estágio no EAD? O que venho contar aqui é a minha experiência e com isso ajudar a todos vocês.

Vamos começar falando sobre o ambiente virtual dessa disciplina, ela contém as dez aulas do semestre, mas não possui os exercícios de fixação e nem provas, já que os relatórios do estágio que valerão nota. Sobre o passo-a-passo e a documentação do estágio, o professor disponibiliza tudo na biblioteca virtual da disciplina, é só baixar.

estagio2

O primeiro passo é procurar uma escola que tenha convênio com a faculdade, para isso, você tem que entrar em contato com o setor de estágio da faculdade. Na minha cidade a Estácio não tem convênio com o município e nem com o Estado, então optei pela escolar particular e verifiquei se ela tinha o convênio.

Depois de saber que a escola tem convênio, o segundo passo é imprimir 3 vias do documento de Termo de Compromisso de Estágio (disponível na biblioteca da disciplina) e levar à escola primeiramente. Por que levar à escola primeiro? De acordo com o setor de estágio da minha faculdade, esse documento já tem que vir assinado da escola porque lá eles vão colocar essas informações (dados da escola, professor do estágio na escola, diretora e horários do estágio) no sistema para contabilizar nosso estágio e vão assinar os termos.

A dificuldade que encontrei e que também aconteceu com outros colegas foi que o termo é muito vago, e induz ao erro de quem está preenchendo ou assinando. No meu caso, o pessoal da escola assinou no local errado e a faculdade não aceitou. Pediram que eu voltasse à escola para pegar a assinatura de todos novamente. Ou seja, tenho que ir a faculdade duas vezes, para agora levar os papéis assinados certos.

Nós que fazemos EAD não temos muito tempo para ficar nesse vai e volta toda hora, é um transtorno para nós, por isso, vou mencionar aqui onde cada um da escola tem que assinar para que vocês não passem pelo mesmo que eu passei. Ao chegar na faculdade com as vias dos termos corretos, o coordenador do curso EAD e o responsável pelo setor de estágio vão assinar.

(Primeira página)

estagio3

______________________________________________

(Segunda página)

estagio4

Assim que a faculdade assinar o documento, o aluno tem que digitalizar uma via para enviar ao professor da disciplina no COLABORAR (na biblioteca da disciplina) e voltar uma via para a escola. Assim, fica uma via com o aluno, outra com a escola e a terceira via com a faculdade. A partir desse momento, você pode começar o estágio.

Não posso deixar de mencionar, que os alunos têm que imprimir também o Termo de Responsabilidade (disponível na biblioteca da disciplina) e alterar de acordo com seus dados, imprimir e assinar para mandar digitalizar e entregar no COLABORAR da disciplina de estágio. Nesse termo nos comprometemos a não plagiar nenhuma obra e que o nosso relatório de estágio estará de acordo com as normas da ABNT.

Em todo esse processo de assinatura do termo e na busca de onde vamos primeiro (se é na escola ou faculdade) é muito mal orientado para os alunos. Eu que tive que buscar todas essas informações ligando para a Estácio diversas vezes e conversando com outros colegas, pois nem a faculdade e nem o professor da disciplina on-line nos orienta de forma clara. Cheguei a mandar e-mail para o professor no ambiente virtual, coordenador EAD, liguei para o setor de estágio da faculdade e mesmo assim ainda ocorreu esse erro ao assinar os termos.

Espero que tudo se resolva logo para que eu possa começar o quanto antes esse estágio, afinal são 132h de carga horária que temos que cumprir.

Anúncios

59 comentários sobre “Como funciona o estágio no EAD da Estácio?

  1. Bom dia Renata!

    Também fiz Letras na Estacio, quando ainda era Uniseb, me formei em 2011. Pelo que você posta aqui está bem diferente de quando eu estudei, mas com relação ao estágio as coisas melhoraram… Não tive problemas com documentação, no meu caso a diretora da escola se recusou a assinar o contrato de estágio por não concordar com os termos. E, lá fui eu pedir novo contrato e esperar a boa vontade para o envio, passar carão para a diretora assinar novamente, aguentar a cara feia dela e tal.. Mas correu tudo bem, tive sorte até, pois nos plantões de dúvidas sobre estágio lembro de gente desesperada pois as diretoras não assinavam as fichas, acredita nisso? Está bem mais fácil agora, pois na minha época pedíamos a documentação pelo site e demorava 15 dias para chegar e pegávamos na secretaria do polo. Foi minha maior dor de cabeça na faculdade, mas sobrevivi e hoje já até terminei a pós graduação!

    Quero dizer que vale a pena a correria!

    Carina.

    Enviado do meu iPad

    >

    Curtir

    1. OI, Renata. Estou enfrentando dificuldades em pegar as assinaturas da Estácio nas disciplinas Estagio 1 e 2. Já tenho os documentos com a assinatura das escolas em que vou estagiar, mas na hora de abrir um requerimento para pegar assinatura da faculdade é que todo o transtorno começa. Primeiro, depois de abrir um requerimento ‘solicitando a assinatura de estágio obrigatório’, não há uma opção para enviar um arquivo em anexo para ser deferido ou não. Ao invés disso, eles me mandam para uma página de ‘estágios e empregos’, onde eu tenho que fazer todo o cadastro por essa pagia mesmo. Depois de eu ter feito isso, apareceu um novo contrato para eu fazer download, onde apareceu preenchido todos os dados que eu tinha informado. Porém, depois disso o requerimento foi aberto e não tem a opção de anexar o contrato que eu já tinha com as assinaturas da escola. ou seja, tempo perdido, prazo acabando e a faculdade complicando ainda mais.

      Curtir

      1. Oi Tayanana!! Eu fiz através do requerimento também, mas não foi essa opção que selecionei não.
        Coloquei a opção: COORDENAÇÃO DE POLO EAD > ESCLARECER DÚVIDAS SOBRE ESTÁGIO e na observação mencionei que era para pegar a assinatura do coordenador EAD e do responsável do setor de estágio para o termo de compromisso do estágio.
        Primeiro tentei essa opção que você está tentando também, mas achei muito confuso. Então fiz dessa forma que mencionei acima e deu super certo.
        Só te oriento uma coisa, dá uma ligada para saber os dias que seu coordenador EAD fica no polo, no meu caso liguei antes e me informaram que era só duas vezes na semana (terça e quinta), então já marquei para algum desses dias.
        Espero que tenha ajudado e depois me fala se deu certo.
        Beijocas

        Curtir

  2. No caso de quem já exerce a profissão, como fico essa questão esse convênio com a faculdade? Onde eu trabalho não tem programa de estágio, logo não deve ter esse convênio. Sabe me informa algo sobre isso?

    Curtir

  3. Olá, Renata, ainda estou no segundo semestre, mas já preocupada com esse estágio, que quero muito fazer, mas onde vou arranjar tempo, será que vou arranjar escola, etc.. boa sorte e conte-nos suas aventuras no estágio.

    Curtir

  4. Pessoal, comecei a fazer Letras Inglês na Estácio e gostaria de uma ajuda de vocês. Atualmente eu já trabalho como engenheiro, porém sempre tive a vontade de estudar Letras, porém me preocupa esta questão do estágio, pois não quero deixar minha profissão atual para estagiar, com isso vocês acham que tem como fazer um estágio em escolas com aulas noturnas ? como funciona os estágios para Licenciatura ? Dependendo de como for, terei que parar, pois não quero estudar e depois não conseguir o diploma. Se alguém puder me ajudar, agradecerei.

    Curtir

    1. Cristiano, procure uma escola ou faculdade particular (elas costumam ser mais flexíveis) e faça o estágio em seus horários livres (noites, sábados, férias do trabalho).
      Assim não precisará se prejudicar no trabalho nem no curso.

      Curtir

      1. Isso mesmo Carolina, eu mesma fiz meu estágio 1 durante minhas férias no trabalho. Como esse semestre não estou trabalhando, meus horários estão mais livres para ir de manhã mesmo. Beijocas

        Curtir

    2. Oi Cristiano! Que legal, meu pai era engenheiro também..
      Então, em relação ao estágio você pode procurar uma escola que seja compatível com seus horários, ou até mesmo fazer durante suas férias no trabalho.
      Eu consegui fazer o estágio 1 durante as férias do meu trabalho. Esse semestre como não estou trabalhando, tenho mais tempo para fazer o estágio.
      O que muita gente faz também é arrumar um professor e uma escola que possam assinar para você como se tivesse feito o estágio lá.
      Mas fique calmo, tudo vai se resolver da melhor forma possível quando chegar a hora.
      Super beijo!

      Curtir

  5. Ola Renata!
    Gostaria de uma ajuda, pois não sei como preencher o termo de responsabilidade ead, estou com dúvidas no restante da documentação, pode me ajudar, ficarei no aguardo.

    Curtir

    1. Oi Beto, se for EAD não existe o curso de Letras em dupla habilitação. No EAD é Letras Inglês, ou Letras Português, ou Letras Espanhol.
      Aí nesse caso, você faz o estágio na língua que você cursa.
      Acho que no curso presencial existe dupla habilitação, mas não sei como funciona a questão do estágio.
      Beijocas

      Curtir

    2. Olá beto, quando fiz letras na Uniseb/coc ainda era port/ing e o estágio continha as duas disciplinas sendo que havia uma divisão da carga horaria entre os idiomas, inglês era menor que português, isso a partir do estágio II.

      Curtir

  6. Olá Bom dia!
    Renata trabalho em um projeto social(Instituto Reação) até onde eu sei que tem convênio com a Estácio.
    Pois iniciarei o 2º período agora no dia 27/07 EAD e já posso fazer estágio?
    Mas eu trabalho nesse projeto e não queria sair, como devo fazer?
    Me ajude por favor quero muito me formar em Pedagogia!

    Curtir

    1. Oi, Vanessa!!! Tudo bem? Tem como você conciliar os horários e fazer na própria instituição que trabalha?
      Conversa com o pessoal aí, às vezes dá! O estágio é feito a partir do 4º período, mas você pode puxá-lo para fazer antes.
      Beijocas

      Curtido por 1 pessoa

      1. Olá, Rê. Isso que queria saber. Me formei em engenharia ambiental e hoje faço licenciatura em matemática também na Estácio. Consigo puxar Estágio I pro semestre 2 ou 3?

        Curtir

      2. Oi, Milla! Acho que dá para puxar antes sim, depende do crédito disponível que você tenha. De qualquer forma, entra em contato com o pessoal do seu polo para saber essa informação. Beijocas

        Curtir

  7. Bom tarde Renata! Eu faço administração EAD e tenho o estágio supervisionado em administração. Tenho que cumprir 260 horas. São quantos meses que gente tem que cumprir? ou é so essa carga horária de 260 horas, porque se eu nao me engano são 10 dias e quebrado pra 260 horas.

    Curtir

    1. Oii, Jessica!!! Sobre o estágio são só as 260h mesmo. Se você ficar na empresa estagiando por 6h, é só você fazer as contas para ver quantos dias vai dar.
      Se quiser passar um pouquinho das 260h também não tem problema, o importante é cumprir as 260h!
      Beijocas

      Curtir

  8. Bom dia , Renata ! Muito obrigada pelos seus posts, tem me ajudado muito. Uma dúvida : Após recolhidas as assinaturas , a data que vai ser preenchida no termo é a da primeira assinatura ou da última da faculdade ?

    Curtir

  9. Olá. Comecei a fazer o curso de Licenciatura em História nesse periodo e ainda estou meio perdida, apesar de gostar muito do metodo EAD da Estácio. Sobre estágio, eu li que são três… O primeiro no ensino fundamental, o segundo no ensino médio e o terceiro no superior?! Isso procede? Porque trabalho dás 8h até as 17h, então fica complicado. E eu já posso adiantar algum desses estágios no 2º periodo? Pois minhas férias são em março, queria tentar. Moro no interior e o meu polo é em outra cidade, então aqui não tenho muitos contatos para tirar certas dúvidas!

    Curtir

    1. Oi, Michele! Isso mesmo são 3 estágios.. Acho que dá para puxar antes sim, depende do crédito disponível que você tenha. De qualquer forma, entra em contato com o pessoal do seu polo e explica essa situação para eles, que você terá férias nesse período e por isso gostaria de adiantar. Beijocas

      Curtir

  10. Olá Renata,

    Sou estudante da Estácio EaD, curso de Ciências Contábeis, estou trabalhando efetiva na área há 2 anos, tenho que cumprir até o 7º período o Estágio Supervisionado totalizando 264hs.. Como posso realizar esse estágio mesmo trabalhando na área?

    Curtir

    1. Oi, Jociana! Entra no seu SIA e abre um requerimento de redução da carga horária de estágio. Lá você deve anexar algo comprovando que você já trabalha na área. Eu não sei direito como faz, mas sei que tem essa opção.
      Beijocas

      Curtir

  11. Olá, meu nome é Cristina, fiz todas as disciplinas ead licenciatura Historia da Estácio. Só faltam os estagios. Neste semestre me matriculei nos 2 primeiros. Estou um pouco nervosa pq são muitas horas de estagio e não sei se alguma escola vai me aceitar. Já ouvi relatos de alunos serem mal tratados nas escolas… alguém pode me explicar porque deste tratamento?

    Curtir

    1. Oi, Cristina! Realmente há relatos sim de maus tratos em relação ao estagiário.. Não sei o motivo disso, mas graças a Deus, nas escolas em que estagiei fui super bem tratada. Tanto pelos professores e alunos.. Só no meu último estágio (na escola pública), que teve uma professora que às vezes me alfinetava, mas nem ligava.. Fingia que nem ouvia..rs heheheheh
      Beijocas

      Curtir

  12. Quero fazer este curso ead de letras mas a questão do estágio me preocupa. Como a Estácio tem convênio com escolas, não preciso nem mesmo passar por entrevista para as vagas de estágio é isso? E será que estes convênios estão disponíveis no Brasil todo ou só em alguns estados? Sou de Campinas/SP

    Curtir

    1. Oi, Luciana! Acho que todas as Estácio possuem esse convênio entre a escola e a instituição, mas aconselho você procurar saber no seu polo. Não precisa passar por entrevistas não, é só você saber se a escola aceita estagiários e se ela tem esse convênio.. Foi assim que eu fiz. Essa parte burocrática é um pouco chatinha mesmo, mas depois é maravilhoso! Beijocas

      Curtir

      1. olá Renata, estou na terceira etapa de estágio em letras estrangeiras. Devido à minha cidade somente oferecer idiomas no ensino médio, não estagiei no fundamental. A professora tutora da disciplina estágio no EAD entendeu bem o problema e aceitou as duas primeiras no ensino médio. Ambas constam no histórico, pontuadas. Agora a escolha pela terceira etapa é entre ensino médio e EJA. Minha cidade não oferece EJA de idiomas e a professora aceita ensino médio. Mas na hora de colar grau será que vou ter problemas por nunca ter estagiado no fundamental? Vou frisar que neste periodo temos um documento a mais chamado FAQs, onde a pesar das regras, falam que é possível escolher entre fundamental e médio, sempre que a escola esteja regularizada. Deslocarme para longe não posso e até agora professores e coordenadoria aceitaram tudo, devido a que sempre cumprí as cargas horárias no prazo. Mas poderia ter problemas por causa do MEC?

        Curtir

  13. Olá Renata, gostaria de fazer o curso de letras inglês ead, porém não pretendo dar aulas, só gostaria mesmo de fazer o curso.Mesmo assim preciso fazer esse estágio supervisionado, não tem outro tipo de estágio sem ser ministrar aulas?

    Curtir

  14. A estácio so oferece licenciatura. Eu também gostaria de bacharelado, mas não quero me prejudicar perdendo a possibilidade de lecionar. Sabem se posso ter problemas com o MEC por causa da inexistÊncia da possibilidade de estagiar no fundamental? A professora da disciplina até agora aceitou o médio e já tenho as notas lançadas e no histórico constando. Mas o MEC?

    Curtir

  15. olà pessoal, aproveito para ressaltar as palhaçadas que a estàcio està fazendo com cursos de licenciaturas: primeiro pautam o calendàrio em evento de esporte, deixando um prazo curtìssimo para estagiar. Vou frisar que estou na terceira etapa de estàgio, a de 154 horas. E pro colmo, atestados médicos agora não valem nada! A central de estàgio falou que devemos cumprir todas as horas, não aceitam atestados que justifiquem o tempo de descando por doença que o médico deu, portanto: ou vamos para as escolas doentes, ou reprovados! Eu não ficarei de brazos cruzados. Para qualquier transtorno POR CULPA DELES, PRIMEIRO FAZEM CALENDàRIO CURTO, as escolas abriram dia 5 de fevereiro e nòs podendo estagiar so depois do dia 8 de março (mesmo porque as fichas das atividades não foram providenciadas antes do dia 16!), depois essa palhaçada que não podemos adoecer.

    Curtir

  16. atualização necesària: dou mil de obrigados à professora do estàgio que nos concedeu mais tempo do que o calendàrio. Ela acaba de entender o nosso aperto e decidiu nos ajudar. Mil de obrigados!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s