Diferenças entre bacharelado e licenciatura?

Dúvidas

Como ainda não havia comentado sobre as diferenças entre o bacharelado e a licenciatura aqui no blog? Só percebi isso, quando me pediram para falar sobre o assunto, então vamos fazer isso agora!

Sei que muitos de vocês podem ficar em dúvida sobre qual tipo de graduação cursar, já que alguns cursos são ofertados nessas duas modalidades. Na verdade, tudo depende do que você pretende para seu futuro profissional, afinal a licenciatura tem como objetivo de dar licença para lecionar, portanto, terá disciplinas pedagógicas no currículo (como Didática, Psicologia da Aprendizagem, etc).

Enquanto, o bacharelado te dá habilitação para seguir na carreira em outros campos e na área de pesquisa. Se você optar pelo bacharel, não poderá lecionar, mas nada te impede de mudar ou acrescentar sua formação com a outra modalidade. Você pode fazer o bacharelado e complementar com a licenciatura depois, ou vice e versa.

Aqui abro um parênteses para falar um pouco dessas duas modalidades no curso de Educação Física. A licenciatura continua sendo igual, você irá lecionar somente em escolas. Se você quiser atuar em academias ou como personal trainer, terá que optar pelo bacharelado. Para quem se interessa sobre esse curso, recomendo o blog do Julinei, Sonhos de um professor de Educação Física. Ele cursa licenciatura também no modelo EAD na UNOPAR.

Falando especificamente sobre o curso de Letras, podemos destacar:

  • Para os que se formam na habilitação Licenciatura, existem muitas oportunidades para dar aulas em espaços como:

Ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas;
Cursos pré-vestibulares;
Escolas de idiomas;
Cursos empresariais.

  • Já os bacharéis podem encontrar oportunidades para:

Atuar como intérprete em conferências, congressos e reuniões;
Traduzir textos técnicos, científicos e literários;
Revisar e preparar textos para publicação;
Realizar pesquisas teóricas da Literatura e da Linguística.

Anúncios

9 comentários sobre “Diferenças entre bacharelado e licenciatura?

  1. Oi, Renata!
    Tanto bacharel quanto licenciatura podem atuar na área de tradução/intérprete desde que tenha o domínio da língua, contudo, eu, particularmente, não me sinto preparada para nenhum dos dois.
    Na minha faculdade tem o curso de Tradução, se eu optasse por fazê-lo depois de terminar Letras eu o concluiria na metade do tempo, já que tem muitas matérias em comum com o meu curso, portanto eu as eliminaria, mas, honestamente, acho que o curso de Letras por si só não prepara ninguém para ser tradutor. É necessário um conhecimento muito mais aprofundado não só na gramática como em expressões e conhecimento geral, conhecimento esse que apenas quatro anos de curso não proporcionam a ninguém, infelizmente…
    Como é a parte de inglês no seu curso?
    A propósito, quem fez licenciatura também pode atuar como revisor! Inclusive é a área que eu gostaria muito de seguir!
    Abraços e continue postando sobre o curso de Letras, é interessante ver o que as outras universidades têm em comum com a minha 😀

    Curtir

  2. Realmente muito esclarecedor! Barbara, o ensino da li’ngua poderia depender da faculdade onde cursarmos. Ex. a grade curricular da Esta’cio (consegui uma xerox sobre letras espanhol) monstra um grande espaço que o aprendizagem do idioma teria, pelo visto deveria. Espero assim seja, contudo, ja’ conheço o idioma bastante bem e ale’m disso possuo um certificado de proficie^ncia do Instituto Cervantes. Isso espero ajude. Licenciatura deveria tambe’m dar a oportunidade de cursar po’s quais educação infantil, psicopedagogia cli’nica, etc, o que o bacharelado não deixaria (ou, melhor, deixaria, mais não para atuar na a’rea, sem a modalidade licenciatura), se estiver errada, digam-no sem problema nenhum

    Curtido por 1 pessoa

    • Na minha faculdade temos duas aulas de inglês, uma presencial e a outra EAD, e ainda assim não acho que seria suficiente. Veja bem, o meu curso é Licenciatura, ou seja, devo sair de lá apta para ensinar, e não acho de forma alguma que alguém está apto para ensinar inglês com apenas quatro anos de estudos. Agora vejo onde mora a raíz do problema de o ensino da lingua inglesa em escolas públicas ser tão precario… Quatro anos tendo inglês apenas duas vezes na semana resulta exatamente no que eu tive no ensino médio: apenas verbo to be e muitíssimo mal ensino :/
      É ótimo que você tenha o certificado de proficiencia, sem dúvidas!

      Curtir

      • Oi Barbara!!! Eu também acho que uma licenciatura de 3 anos/4 anos é muito pouco tempo para nos tornar professores de Inglês ou Língua Portuguesa. Mas o que tenho feito e aconselho a todos é sempre buscar aprender por fora da faculdade. Sempre estou lendo algo sobre minha área, vendo vídeos no youtube que contribua para meu conhecimento, enfim. O mesmo digo para os demais idiomas, como o inglês, espanhol, entre outros. A gente tem que buscar o máximo de contato com o idioma além da faculdade ou cursinho, só assim adquirimos confiança e ganhamos conhecimento.
        Apesar disso, você está gostando do seu curso?? Super beijo!!!

        Curtido por 1 pessoa

  3. qual a universidade onde voce^ cursa, Barbara? ops, antes de que voce^ se tome um susto pela minha pontuaçao, devo explicar que meu teclado é italiano, por isso faltam-lhe todas as especificidade doutros idiomas….o ingle^s mal ensinado é um problema comum tambe’m na Argentina (onde meus parentes moram) e nas faculdades de letras, caso este ponto esteja em comum ate’ com as faculdades italianas, a estrutura do curso exige o pre-conhecimento do idioma (muito embora os cursos de letras na Ita’lia quase a nada tenham ver com letras no Brasil). infelizmente nestes 3 paises (e quem sabe, pode ser que nos restante da Ame’rica Latina nao seja melhor) é preciso cursar ingle^s por fora, eu aconselho o curso no aplicativo ABA English, é o’timo, eu tenho-o no meu tablet e ele é um arraso. ja’ o espanhol é diferente, mesmo sem praticar, fica suficiente uma revisada em poucos dias e pronto. 4 anos? 1 ano mais do queletras espanhol?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s