Filme: A onda

foto_a_onda

Mais uma indicação de filme que tenho certeza que vocês vão gostar, se chama A Onda. É um produção alemã e trata da relação entre professor e aluno. Assisti a esse filme pelo o site do Netflix.

O filme conta a história de um professor de uma escola da Alemanha, que durante um debate sobre a ditadura, foi questionado pelos alunos que seria impossível que esse regime voltasse algum dia. Então, para que os alunos compreendessem melhor o assunto, resolveu criar um movimento intitulado de A Onda, recriando em sala de aula situações que relembrassem o Fascismo.

a-onda

Durante as aulas, o professor propõe atividades práticas, como criarem uma identificação (uniforme, logotipo e cumprimento) nos moldes do Fascismo. Tiveram noções de educação militar, como só falar quando o professor solicitar, ficar de pé quando for pronunciar algo, etc. Com isso, a maioria dos alunos estavam engajados nessas atividades levando realmente a sério, enquanto outros se opõe e resolvem acabar com A Onda.

O filme nos faz refletir sobre a questão história, o Fascismo, e como seria possível recriar esse ambiente nos dias atuais. Principalmente, observar como os professores são referências para muitos alunos. Tudo o que fazem ou falam, muitas vezes, servem de verdade absoluta para crianças e adolescentes. Dessa forma, nós professores, temos que ter ciência e analisar até onde podemos chegar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s