Livro: A secretária de Borges – Lucia Bettencourt

IMG_20160527_152306232_HDR

Comprei este livro no Projeto Mais Leitura quando eles estiveram na minha cidade. Confesso que comprei mais por ter sido uma obra vencedora do Prêmio Sesc de Literatura em 2005.

O livro é composto por 17 contos e cada um melhor que o outro. Já falei aqui no blog que contos são uma excelente escolha para começar a ler ou sair de uma ressaca literária, pois são histórias mais curtas.

O primeiro conto leva o título do livro e já me conquistou. Em breve quero ler mais  obras dessa autora, muito bom saber que temos cada vez mais melhores escritores nacionais, ainda mais mulheres.

Como em outros posts de livros de contos ou crônicas, gosto de mencionar os textos que mais gostei.

  1. A secretária de Borges
  2. Minha avó dançava charleston
  3. O inseto
  4. Segredos da carne
  5. Verão
  6. Tatuado no braço

IMG_20160527_152402361 (1)

Quero comentar sobre o conto intitulado de Segredos da carne. Aqui conhecemos uma adolescente que não se conforma com sua aparência. Ela conhece e tem consciência dos assuntos de mulheres, mas como é tímida, se sente desconfortável para falar sobre homens, menstruação quando está com as amigas.

Certo dia, ela se depara com um homem dentro de sua casa, o novo namorado da mãe. No início ele se mostra muito prestativo, fazendo o café da manhã e compras para casa. Aos poucos a menina percebe que ele a observa de modo diferente, mas como tudo é bem sutil, quem os observa pensa que ele acolheu bem a filha da namorada.

Por fim, ela se incomoda e começa a ficar assustada com os assédios e olhares do namorado da mãe. A situação fica séria ao vermos que a jovem coloca uma barreira na porta de seu quarto com medo dele entrar no meio da noite. Infelizmente ele consegue romper essa barreira e concretiza o abuso sexual.

Excelente conto para nos fazer pensar sobre alguns convívios familiares, principalmente entre namorados e maridos de mães com suas enteadas. Na verdade, esse conto é um alerta. Não vou generalizar, mas sabemos que existem casos assim e que muitas mães são cegas.

Ficha Técnica:

Editora: Record
ISBN: 8501073512
Páginas: 174
Ano: 2006

Fanpage da autora: https://goo.gl/xwDE5V

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s