Pontos negativos do EAD da Estácio

ead

Oi pessoal! Como eu sempre falo da minha experiência com a modalidade a distância, vou comentar alguns pontos negativos que tenho na minha universidade. Sei que cada instituição que oferece EAD tem um formato diferente, mas sempre comento com base na minha experiência de aluna.

O primeiro ponto negativo são as provas que são realizadas no fim de cada semestre (AV e AVS). Consequentemente, isso significa que em ambas as provas são cobradas o conteúdo do semestre inteiro (da aula 01 até a 10). Como já disse em outros posts, o conteúdo do modelo a distância é bem extenso e não deixa a desejar quando comparado com o presencial. E devido a isso, temos uma carga muito alta de conteúdo para ser estudada só no fim de cada semestre.

Eu já abri um requerimento dizendo que não me importaria de ir mais vezes ao polo e tendo mais provas durante o semestre, mas eles me responderam que mudaram esse sistema visando a comodidade do aluno, de não precisar se deslocar ao campus diversas vezes no semestre.

Outro ponto que vale a pena ressaltar são os trabalhos a serem feitos, chamados também de Atividade Estruturada. Quem é aluno EAD sabe da correria que é nessa modalidade, parece que o semestre é bem mais encurtado que o normal, e como já temos muito conteúdo para estudar, responder os fóruns (que sempre dou prioridade), as atividades estruturadas acabam ficando de lado e são realizadas caso sobre tempo.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES:

Aliás, ainda sobre isso, algumas pessoas me escreveram perguntando se as atividades estruturadas são mesmo obrigatórias e se caso não as fizessem, se poderiam ficar prejudicadas levando a não conseguirem se formar. Sobre isso, eu não soube informar com propriedade pois não trabalho na Estácio, mas acredito que não haja problemas futuros de não se formar por conta disso.

Sinceramente eu acho que o MEC tenha estipulado e obrigado todas as instituições que ofereçam EAD de ofertarem esse tipo de trabalho. E em cada instituição esse nome pode variar, na Estácio eles chamam de atividade estruturada. Mas como esse trabalho compõe uma nota do Fórum (o fórum D), a única coisa que pode acontecer é você não ganhar pontuação máxima nos fóruns.

Para saber mais, acesse o Manual do Aluno EAD: http://goo.gl/yfqQ6V

  • Lembrando: esse post foi escrito de acordo com a minha experiência como aluna.
Anúncios

20 comentários sobre “Pontos negativos do EAD da Estácio

  1. Oi, Renata, pois eu tava pensando exatamente isso, é muito conteúdo pra uma prova só, são dez aulas!! eu não me importaria se fossem duas provas: das aulas 01 a 05 e 06 a 10. Mas se eles fazem assim, acredito que é porque alguém deve ter reclamado que precisava ir muito ao polo. Enfim.. também achei pouco tempo pra essa atividade estruturada. Mas, ninguém disse que ia ser fácil, né? Abço.
    P.s: Estou no primeiro semestre e acho que para o próximo vou estar mais familiarizada com os fóruns e tudo o mais. Acredito que vou poder me organizar melhor.

    Curtir

    • Oi Claudia, realmente não é fácil e por isso criei o blog, para compartilhar e trocar informações com mais alunos EAD. Assim, sabemos que sempre podemos nos ajudar de alguma forma. O que está achando do curso? Está gostando? Pode sempre contar comigo.
      Beijocas

      Curtir

      • Oi, Renata, estou gostando sim, no primeiro semestre tem essas disciplinas específicas da licenciatura, mas achei bem interessante. A que eu mais gostei mesmo foi Oficina Literária.

        Curtir

  2. Oi Renata! Adorei seu post! Concordo plenamente com seus pontos negativos! Principalmente em relação a nossa AV ser com todo o conteúdo das aulas 01 até 10. É extremamente muito conteúdo para estudar. Preferia que fossem 02 provas, sendo uma das aulas 1-5 e outra das aulas 6-10. Estou amando seu blog! Um grande abraço!! Beijos 😉

    Curtir

  3. Boa noite Renata!

    Eu venho acompanhando seu blog faz uns meses já mas ainda não havia comentado nada 😛

    Essa questão ai da atividade estruturada está um caos! Os professores não sabem responder e, a Estácio não dá uma resposta clara.. Acredito que, eles estejam fazendo uma espécie de “Ah, é obrigatório entregar por causa do MEC, só que se não entregar, só não ganha pontuação no último fórum”. Acredito que, eles tenham feito assim como um maneira de burlar essa exigência do MEC, à favor dos alunos.

    Em relação à matéria, faço Letras/Inglês, e, é muita coisa para se saber num período curto. No meu caso, são 7 matérias, logo, 70 aulas com conteúdos variados e distintos uns dos outros! Eu gosto do jeito que a faculdade está indo, porém, daria pra melhorar nesse quesito 🙂

    Abç

    Curtir

    • Oi Paulo! Primeiramente, muito obrigada pelo carinho!
      Sempre me perguntam sobre isso aqui no blog, o que acontece se não fizermos as atividades estruturadas ao longo do curso. Inclusive, teve gente que me mandou um link dizendo que era obrigatório por ser exigência do MEC e que poderíamos não nos formar caso não as entregasse. :O
      Bom, sinceramente não sei responder, eu achava que era uma exigência do MEC para todas as faculdades que ofereçam EAD ofertarem esse tipo de atividades, mas não que se você não fizer signifique que não possa se formar. Até porque, a própria Estácio fala, que essas atividades são para pontuar o fórum D da disciplina, ou seja, a principio você só não levaria essa pontuação do fórum. Como estou vendo que isso está causando um desencontro de informações, já abri um requerimento no SIA para solicitar essa informação, assim posso fazer um post sobre isso para sanar essas dúvidas de uma vez por todas.
      Sobre a quantidade de conteúdo realmente é ENORME, eu gostaria que tivesse uma prova referente as aulas 1 a 5 e depois outra com as outras e mais uma para recuperação caso necessite.. Mas enfim, eles alegam que fizeram nesse formato para nossa comodidade, para que o aluno tenha que se deslocar menos até o campus.
      Beijocas

      Curtir

      • Renata, no meu curso presencial de Administração, também na Estácio, teve as atividades estruturadas, então não é só pra modalidade EAD. Eu lembro que fiz porque eram por equipe e contava uns pontinhos na nota geral da prova. Mas esse semestre no curso de Letras não deu pra fazer todas as quatro, não tive tempo, infelizmente,

        Curtir

  4. Boa tarde, Renata! Estou seriamente pensando em fazer EAD e seu blog me esclareceu muitas dúvidas!! Adoro vir aqui!!
    Gostaria de saber quando inicia o 2016.2 no EAD e como se faz a matrícula. Precisa ir ao polo escolhido ou é só pela internet…?
    Beijos!

    Curtir

    • Oiii Elianaaa!! Obrigada pelo carinho, espero que possa te ajudar ainda mais. Sobre a matrícula você pode fazer tanto pelo campus ou pela internet. No meu caso, fiz tudo pela internet. Nunca tive problemas com isso (por ter feito pela internet).. Pelo o que já me falaram o segundo semestre de 2016 começa em agosto, me disseram que era dia 08 de agosto (porém não sei te confirmar se essa informação procede). Mas acredito que deve ser por aí mesmo, no início de agosto.
      Beijocas

      Curtir

  5. Oi, Renata…Realmente, muito esclarecedor o seu blog. Sempre que posso, dou uma passadinha por aqui, mas, até então, não tinha feito nenhum comentário …Passei para parabenizar-lhe pela ótima iniciativa de criar este blog. Tenho certeza que tem ajudado muitos alunos, visto que, quando iniciamos no EAD, temos muitas dúvidas…Estava vendo acima, alguns comentários sobre as atividades estruturadas e coisa e tal…Mas sabe em que eu estou com bastante dúvidas no momento? Em relação ao estágio…Eu , assim como vc, estou cursando o quarto período de Letras, e , nesse período , estou cursando a matéria de prática de estagio supervisionado I( não sei se você também está),fiz somente a primeira aula e confesso que já fiquei bastante preocupada em como irei conseguir fazer o meu estágio. Você tem alguma informação sobre? Ah…,eu também sou do mesmo polo que o seu…rsrs Beijos…

    Curtir

    • Oi Chaianeee!!! Adoreeeei te conhecer.. Em breve, venho com mais informações sobre o estágio!!!
      Que bom saber que o blog tem te ajudado!! Fico muitooooo felizzz!! 😀
      Beijocas

      Curtir

  6. Olá Renata!!! Tudo bom? Me tira um dúvida… Vc teve algum problema em montar sua grade de disciplinas? To indo pro segundo semestre e vi várias reclamações no Reclame Aqui sobre a quantidade de créditos para seguir a grade que a própria Estácio disponibiliza.
    Só liberaram os créditos suficientes pra seguir a grade ou vc conseguiu cursar mais disciplinas por período?

    Curtir

    • Oi Elaine, nunca tive dificuldade em montar a grade não. Realmente é por créditos, mas depois tem como adicionar mais.
      O próprio coordenador da Estácio me orientou como faz isso. Mas isso só aconteceu uma única vez quando quis fazer 9 disciplinas no período.
      Fora isso, todas as vezes que fiz umas 8 ou 7 disciplinas consegui tranquilamente.
      Beijocas

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s