Leituras

Livro: Auto da barca do inferno – Gil Vicente

IMG_20160325_180233708 (1)

Oi pessoal! Demorei muito para fazer essa resenha visto que já li esse livro há tempos. A vontade de ler Auto da barca do inferno veio através da disciplina de Literatura Portuguesa, onde tivemos uma aula dedicada a Gil Vicente e suas obras. Confesso que não foi fácil ler essa obra em formato de teatro, já que é um livro de 1517 e com português muito arcaico.  Por isso, recorri a internet e assisti vídeos no YouTube de uma professora analisando a obra e depois assisti a encenação da peça teatral para poder entender mais.

Auto da barca do inferno é uma sátira aos padrões sociais que Portugal vivia. Era muito comum escrever retratando a vida bucólica do campo ou questões religiosas (principalmente sobre a Igreja Católica). O livro narra a história de treze personagens já falecidos e suas “almas” vão para uma espécie de purgatório, onde tem um rio e encontra-se duas barcas. A primeira é comandada por um Anjo e irá em direção A Glória, já a outra é comandada pelo Diabo e seguirá para o Inferno.

A cada momento chega um personagem, dirige-se a uma das barcas e pergunta ao comandante delas para aonde que ela vai. A barca do Inferno logo se explica e pede para entrarem, mas as “almas” falam que não merecem irem para lá, pois se julgam bons, que fizeram boas ações na Terra e tentam entrar na Barca da Glória. Ao chegarem na barca da Glória, o Anjo proíbe a entrada de alguns já que não são dignos dela, explicando o motivo de não poderem ingressar como seus pecados e erros, assim,  os que foram barrados voltam à barca do Inferno e não veem outra alternativa do que embarcar ali mesmo.

Por fim, a barca do inferno segue com mais passageiros do que comparado com a barca da Glória, que segue somente com quatro pessoas.

Ficha Técnica:

Editora: Klick
ISBN: 9788577150168
Gênero: Literatura Portuguesa
Páginas: 112
Ano: 1997

Anúncios

6 comentários em “Livro: Auto da barca do inferno – Gil Vicente

    1. Oi Thamiris, li para a disciplina de Literatura Portuguesa e depois que entendi melhor até que gostei, mas confesso que no início não entendia nada, por isso recorri a internet.
      Beijocas

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s