Leituras

Livro: Isso ninguém me tira – Ana Maria Machado

img_20160319_095021430

Oi pessoal! A resenha de hoje significa muito para mim, pois foi uma releitura de um livro que marcou minha adolescência. Como já tinha anos que havia lido, aproveitei a oportunidade que não recordava muito da história resolvi relê-lo.

Dora e Gabi são primas, amigas e confidentes e tudo começou quando Dora veio morar na cidade para estudar e ter mais oportunidades. Assim que chega e às aulas iniciam, Dora alimenta uma paixão platônica por Bruno, o menino de sua escola, que sequer falou alguma vez, mas que consequentemente enche os familiares de histórias sobre o Bruno.

O livro todo é narrado pela Gabi, mas cada um dos personagem tem um capítulo reservado para eles, e assim conhecermos os fatos desse triângulo amoroso na versão de cada. No capítulo dedicado a versão da Dora, Gabi expõe todas as cartas da prima. Já no capítulo reservado ao Bruno, Gabi nos apresenta uma gravação de fita cassete, onde nos descreve todo o áudio.

img_20160319_095149915

No capítulo onde Gabi e Bruno se conhecem é narrado por ela mesmo e assim se estende até o fim. A partir desse momento, nasce um certo interesse entre os dois, mas ao mesmo tempo se sente mal, porque sabe o quanto sua prima é fascinada pelo menino há tempos e se sente culpada por esse sentimento que não pode controlar.

Esse livro é muito mais do que um romance adolescente ou traição entre amigas, ele mostra a importância com que temos que conquistar nosso espaço e independência. Fiquei muito feliz por ter relembrado o porquê que essa obra me marcou. Recomendo a todos os jovens, principalmente para quem quer adquirir o hábito da leitura, por ser um livro leve.

Não posso deixar de comentar sobre essa edição linda que contém ilustrações fofas, no estilo de pintura, que dá toda leveza e conversa muito bem com a história. A mensagem que o livro nos passa é linda e compreendemos o porquê do título do livro “Isso ninguém me tira”.

Ficha Técnica:

Editora: Ática
ISBN: 8508086709
Gênero: Literatura Juvenil
Páginas: 116
Ano: 2004

Site da autora: http://www.anamariamachado.com/

Anúncios

5 comentários em “Livro: Isso ninguém me tira – Ana Maria Machado

  1. Oi Renata
    Eu não conhecia esse livro, mas li outro da autora que amei.
    Os livros da Àtica sempre me permitiram boas leituras, e como você citou, são ótimos para quem quer desbravar o mundo da leitura ainda.
    GOstei muito da dica e fiquei curiosa para ler.

    Curtir

  2. Oi!

    É sempre bom reler esses livros que fizeram parte da nossa adolescência. Eu andei relendo alguns volumes da série Vaga-Lume há poucos meses. Os livros desta série marcaram a minha vida.
    Tenho muita curiosidade em conhecer o trabalho de Ana Maria Machado, visto que ela é uma autora renomada na literatura infanto juvenil.

    Beijos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s