Leituras

Dicas para adquirir o hábito da leitura

leitura

Oi pessoal! Devido a pedidos, hoje conversaremos um pouco sobre a questão do hábito da leitura. Muito se fala que brasileiros não gostam de ler, que lemos muito pouco, e em contrapartida muitos canais literários surgem a todo momento. Mas como é para quem não tem esse hábito da leitura? Como acompanhar tudo isso?

Quero que vocês saibam que o hábito de ler é uma questão gradativa, não acontece do dia para noite. Eu mesma não tinha esse hábito e lia muito pouco, passava meses sem ler nada e meses para ler um livro. A Renata de hoje se arrepende de não ter iniciado esse hábito antes, mas nunca é tarde para isso, não é verdade?

Primeiramente aconselho que você busque o estilo literário que mais se encaixa para você e para isso recomendo que siga o padrão e estilo de filmes que já gosta, assim fica mais fácil e é meio caminho andando. Claro que eu acho os canais literários uma ótima forma de você se informar se aquele livro realmente você vai gostar, pois normalmente esse Booktuber, como são chamados, dão uma sinopse da obra. Assim evita que você perca tempo lendo algo que você não goste e vá abandonar, assim como o dinheiro gasto em algo que você não gostou.

Recomendo também sempre estipular uma hora do dia para leitura, só assim você começa a pegar gosto por ler. Do mesmo modo que sabemos que todos os dias temos que reservar um tempo para almoçar, tomar banho e dormir, assim é com a leitura. E se for o caso, até abrir mão de assistir TV, pode parecer cansativo no começo, mas aos poucos flui melhor.

tumblr_lduegwzu4q1qzb5wzo1_1280

Eu já dei essa dica aqui, mas vale a pena ressaltar, sempre leve um livro (de preferência, fino e não pesado) na bolsa ou mochila. Assim, em momentos ociosos você pode aproveitar para ler, como na espera da consulta médica, em filas ou qualquer horário vago que possa surgir. Você tem que experimentar diversas situações e ver qual fica mais confortável para você, pois não adianta nada se forçar a ler no ônibus se você não consegue se concentrar e ler com o movimento do transporte.

Se você não tem condições de comprar livros ou quer investir somente nos essenciais, você pode visitar uma biblioteca. Procure uma biblioteca mais próxima de você para que possa frequentar sempre e não esquecer de devolver os livros. Nas bibliotecas temos acesso à uma infinidade de obras contemporâneas e clássicas sem pagar nada. Mas como pegamos emprestado, temos que ter a responsabilidade de devolver, pois outras pessoas também tem o direito de conhecer àquela obra.

Por fim, queria dizer que a leitura só nos traz benefícios e se você ainda não se tornou um leitor, nunca é tarde para isso. Como incentivo deixo os benefícios de ler:

  • Melhora nossa capacidade de escrita
  • Aumenta nosso vocabulário
  • Passamos a nos expressar melhor
  • Amplia nossa cultura geral e consequentemente temos mais opiniões sobre diversos assuntos
Anúncios

8 comentários em “Dicas para adquirir o hábito da leitura

  1. Dicas preciosas, Re! Eu sempre separo a última hora do dia para ler na cama, quando vou deitar pra dormir, e também no trajeto casaxescritórioxcasa. Também estipulei um número de 100 a 150 páginas por dia, isso ajuda muito a manter o ritmo. A dica sobre escolher livros sobre filmes é sensacional e tiro certo, pois dificilmente a pessoa não gosta dos livros de referência para filmes. Adorei o post! bjos

    Curtir

  2. Também adorei o post, eu já carregava um livro comigo, mas há pouco tempo comprei um Kindle e fico revezando entre os livros físicos que tenho. Minhas leituras melhoraram muito. Ótimas dicas.

    Curtir

  3. Eu não costumo, além de não conseguir ler fora de casa dentro de um transporte ou em espera de uma consulta médica, pois só sentado no sofá ou na cama em silencio.
    Fontes:
    No comentário anterior digitei errado.

    Curtir

  4. Olá Renata,

    você mandou super bem nas dicas. Eu também comecei a ler depois dos 20 e tantos, em parte devido ao curso de direito e em parte pois comecei a ler o gênero romance histórico, que é aquele que retrata determinada cultura, época, sociedade, como por exemplo os livros de Conn Iggulden que retratam o antigo império romano ou Bernard Cornwell em Azincourt, que retrata a batalha de Azincourt da guerra dos 100 anos. Depois disso, de ler muito romance histórico, senti a necessidade de expandir os gêneros. Bjusss

    Curtir

  5. Olá! Tenho te acompanhado já há algum tempinho, desde que decidi fazer faculdade de Letras EAD (também será minha segunda graduação). Gosto bastante do modo como você escreve 🙂
    A dica de sempre ter um livro na bolsa é ótima! Eu sempre levo comigo meu Kobo, não largo dele…
    Teno o hábito da leitura desde muuuuito pequena então pra mim sempre foi natural. Não sou uma máquina devoradora de páginas, mas é raro o mês que eu não leia uns, sie lá, 3 livros pelo menos. E pra mim tá muito bom esse número!
    Um beijo.

    Curtir

  6. Oiee ^^
    Pior que não acontece mesmo da noite para o dia *-* acho que eu gosto de ler desde sempre, lembro que, na terceira série, era curiosa e ficava lendo os livrinhos no fundo da sala enquanto o resto da classe finalizava as atividades…hehe’ desde sempre terminando rápido para ler, até hoje faço isso. Nossa, a leitura trouxe tanta coisa boa para mim, acho que, se eu não tivesse lido tanto, não saberia tudo o que sei hoje *-*
    MilkMilks

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s