Passeios e Eventos

Exposição SESC: Por dentro do formigueiro

IMG_20151228_141915228

Oi pessoal! Recentemente pude conferir uma exposição que está acontecendo no SESC da minha cidade chamada Por dentro do formigueiro e achei muito interessante. Aproveite as férias de janeiro e busque a programação cultural da sua cidade, tenho certeza que deve ter excelentes opções com preços acessíveis ou até mesmo de graça.

Por dentro do formigueiro:

IMG_20151228_141932679_HDR

O que achei mais interessante foi a organização dentro do formigueiro. Cada ‘cômodo’ do formigueiro é responsável por uma função, temos o lugar para as larvas e pupas, onde ficam os ovinhos das formiga rainha, que é a única a se reproduzir.

A cultura do fungo é onde ficam as folhas que as formigas levam até o formigueiro e deixam até se decomporem. Essas folhas no estado de decomposição também servem de alimento para elas. Também temos a lixeira, onde é depositado tudo que não serve para as formigas, restos de folhas em decomposição e outros dejetos.

A entrada e saída dos formigueiros é a parte que conhecemos que fica na superfície do solo. Normalmente, elas colocam folhas nessa entrada, pois assim impossibilita a entrada de chuva, afinal a formiga não resiste a água.

A câmara real é aonde fica a formiga rainha. Uma curiosidade sobre sobre a rainha é que ela é a única que nasce com asas, pois para a reprodução ela faz o voo nupcial. Depois desse voo, elas perdem as asas e apesar de ter havido somente uma fecundação, elas podem colocar ovos/larvas o resto da sua vida. Enquanto isso, o macho com que ela fez o voo nupcial normalmente morre.

IMG_20151228_141959007

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s