Curso de Letras

O que estudamos em cada disciplina do 2º período de Letras?

LETRAS

Como mais um semestre chega ao fim, hoje venho falar um pouco sobre o que estudamos em cada disciplina desse 2º período de Letras.

MORFOLOGIA PORTUGUESA:

Em Morfologia estudamos basicamente a estrutura, a formação e classificação das palavras. Analisamos a fundo as palavras isoladamente e com isso vimos conceitos como morfema, alomorfe, morfema zero, morfe e desinências. Vimos também processos de formação de palavras (derivação, composição, justaposição, aglutinação, onomatopeia, hibridismo, neologismo, entre outros). Estudamos ainda o novo acordo ortográfico.

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO:

Vimos um pouco sobre a história da Grécia e seus principais filósofos como: Aristóteles, Platão e Sócrates, como também seus principais pensamentos e contribuições voltadas para a educação. Estudamos a Filosofia Medieval com São Tomás de Aquino e Santo Agostinho. O Renascimento com Nicolau Maquiavel, a Filosofia Moderna com Descartes, Bacon e Locke, Hume, Rousseau, Kant, Pestalozzi, dentre outros.

CULTURA CLÁSSICA – CONTRIBUIÇÕES LINGUÍSTICAS:

Nessa disciplina estudamos as duas principais influências e contribuições linguísticas da Língua Portuguesa, o latim e o grego. Começamos pela língua grega, com isso, vimos um pouco a história da Grécia, sua cultura, deuses, gêneros literários da Antiguidade Clássica, como também suas contribuições lexicais e particularidades linguísticas. Depois passamos para a língua latina. Primeiramente vimos um pouco da história de Roma, a diferença entre Latim clássico e o vulgar, os princípios da gramática latina(alfabeto, sílabas, vogais). Também aprendemos os CASOS em Latim, que são como a nossa função sintática no Português, onde aprendemos a decliná-los. Os casos são: nominativo, vocativo, genitivo, dativo, acusativo, ablativo.

LINGUAGENS DA ARTE E REGIONALIDADES:

O que falar de uma disciplina que envolve as demais formas de arte com a literatura? Logo no início das aulas, vimos novamente as definições de cânone e mimésis (conceitos estudados no 1º período em Oficina Literária). E as influências literárias junto com os demais movimentos e expressões da arte como a Semana da Arte Moderna, Ditadura, Arte Medieval e Antiguidade Clássica e o Barroco. Estudamos também alguns elementos que surgiram com o samba, forró, cinema e o papel da mulher na sociedade e na literatura.

PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL: 

Nessa disciplina vimos basicamente como elaborar metas e planos de carreira para você atingir seu objetivo e obter sucesso profissional. Vimos como elaborar metas acadêmicas/pessoais, metas financeiras e meta profissional. Os estilos de aprendizagem, como planejar sua vida financeira e as dívidas, como elaborar um currículo, se comportar durante uma entrevista de emprego, habilidades e competências para o mercado de trabalho.

Anúncios

6 comentários em “O que estudamos em cada disciplina do 2º período de Letras?

  1. Adorei a publicação! Fui para o 2º período e pelas suas dicas vou estudar nas ferias a disciplina Morfologia Portuguesa . A disciplina Cultura clássica fiz no primeiro período e achei que não conseguir (Eu também tive muita dificuldade no Latim), o que salvou foi os pontos extras …
    Beijos!!!

    Curtir

    1. Obrigadaaa Karla, que bom que gostou!! Dê pelo menos uma olhadinha no que é morfologia que vai ajudar muito. Se precisar de um help, só falar!! E sobre o Latim, ninguém merece..rs heheheheh! Beijocas

      Curtir

  2. Renata, respondendo um comentário de uma postagem tanto o autor quanto você diziam que as avaliações eram muito difíceis.. você acha possível cursar letras ead e outra faculdade (presencial) ao mesmo tempo, ou letras é realmente muito difícil tornando impossível acompanhar os dois cursos ao mesmo tempo?

    Curtir

    1. Oi Sara!!! O curso de Letras tem bastante conteúdo sim, mas é apaixonante, e acho que por ser assim, tudo acaba se tornando mais fácil. Até nas disciplinas mais cabeludas.. Porque você começa a entender a origem de tudo da educação, da nossa língua.. enfim! Acho que quanto a faculdade presencial é mais tranquila (dependendo do curso, porque se for medicina, direito ou algo mais convencional) também exige bastante estudo, mas você tem sempre professores ali na sua frente e colegas de classe que te auxiliam em dúvidas, entre outros. No EAD é um pouco diferente, requer mais de você, o professor vai está ali, mas a sua pergunta não é respondida assim que você pergunta (como no presencial). Eles não vão está ali para te lembrar que tem trabalho para entregar na próxima semana. Requer MUITA organização para não perder esses prazos. Logo no começo do semestre, os professores já disponibilizam no ambiente virtual os trabalhos de cada disciplina (que eles chamam de atividades estruturadas) e ali mesmo já tem a data de entrega, as orientações do que é para fazer. Mas quando está chegando a data próxima a entrega, os professores enviam um e-mail padrão dizendo que as atividades estruturadas tem que ser entregues até tal dia, para te lembrar sabe? O mesmo acontece com os fóruns que a gente tem que responder, e te aconselho a responder todos porque vale ponto para a nota. Assim, conheço gente que conseguiu conciliar até 2 faculdades presenciais, em uma faculdade particular e outra federal..Nesse caso, a menina fez psicologia na federal (de manhã) e jornalismo na particular (a noite). Acho que para fazer isso você tem que está bem focada e ser bem organizada, para não se enrolar ou desistir depois. Não sei se você viu aqui no blog, mas o curso de Letras é minha segunda graduação, já sou formada em Publicidade (que foi presencial), mas não me encontrei na profissão, além de ser uma área MUITO difícil de entrar no mercado de trabalho. E como atualmente eu trabalho, mas não é em nada da minha área, resolvi fazer Letras EAD, assim estudo sempre à noite e aos fins de semana. Se for o caso, veja também se não vale a pena ir com calma e fazer uma, e depois a outra. Afinal, nunca é tarde para aprender, ir atrás dos nossos sonhos e adquirir conhecimento. E olha que demorei muito para começar o curso de Letras, porque nem eu mesma sabia ao certo o que queria e tinha medo de investir e não dá em nada de novo. Me formei em Publicidade em 2009 e só ano passado, 6 anos depois de formada, que resolvi fazer outra graduação. Qualquer dúvida, só me mandar outra mensagem! Beijocas

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s