Livro: A saga de uma professora – Neli Pampillón

IMG_20151130_140000740_HDR

O que dizer de um livro de memórias de uma autora que é da minha cidade e que contribuiu por 60 anos para educação do município? Nem preciso dizer o quanto foi especial essa leitura. Neli mesmo diz que escreveu esse livro para deixar registrado sua saga como professora aproveitando que sua memória ainda não falhou.

IMG_20151130_135925716

Nesse livro acompanhamos a sua trajetória de uma vida dedicada ao magistério. Começando com sua formação no curso de Normalista do Colégio São Paulo. Após o término do curso, ela passa no concurso do Estado e começa a lecionar em Três Rios, onde permanece por 2 anos. Seu retorno para Teresópolis se dá através de um convite de professores para compor o novo Colégio Edmundo Bittencourt, que conhecemos hoje como Estadual.

Também conhecemos diversas escolas públicas e suas histórias de quando trabalhou neles. Então, vemos o trajeto de Neli no Colégio Campos Salles, Higino da Silveira, Presidente Bernardes, onde permanece como diretora por 15 anos e cita a construção do prédio que conhecemos hoje. Compartilhamos da sua frustração na fase da aposentadoria em sua primeira matrícula no Estado, porque quando estava prestes a se aposentar dessa matrícula no Estado, fez outro concurso e passou, conquistando sua segunda matrícula.

IMG_20151130_135906978

Foi chamada para compor a equipe do CES, uma novidade na cidade em educação de adultos a distância, hoje conhecido como CEJA. Sempre trabalhando conseguiu conciliar seus estudos, formou-se em Pedagogia pela UCP, em Letras (Português e Espanhol) pela UFRJ, pós-graduada em “Psicopedagogia Clínica e Institucional” pela Universidade Cândido Mendes, pós-graduada em “Filologia Hispânica”, na Universidade de Navarra, na Espanha. Fez diversos Cursos de Especialização em “Fonética”, “Linguística”, e “Literatura Espanhola”, na Universidade de Salamanca, na Espanha.

Chegou a trabalhar em escolas particulares também, como o Colégio São Paulo, CEM e Carmo. Foi Secretária de Educação do município, mesmo que tenha sido por um curto período. Hoje Neli trabalha como tradutora e é autora de diversos livros. Por falar nisso, agora dia 11 de dezembro é o lançamento do seu novo livro “Pinimbas regionais e e curiosidades linguísticas” que acontecerá na sede de um jornal local, O diário de Teresópolis.

Por fim, gostaria de mencionar o quanto foi incrível ler esse livro e poder conhecer mais sobre o passado da minha cidade.

Site da Neli Pampillón: http://www.nelipampillon.com.br/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s