Filme: O milagre de Anne Sullivan

annesullivan1

Esse filme foi indicação da minha mãe há algum tempo, mas só no último fim de semana consegui parar para assistir. A versão original de O milagre de Anne Sullivan, é de 1962 e é baseado em fatos da vida real de Helen Keller.

Como consequência de uma grave doença quando era bebê, Helen fica cega, surda e muda. Como não recebeu devida educação, a menina não sabe nada do mundo e muitas vezes é tratada por sua família como um ‘bicho’ por seu temperamento difícil.

Como última tentativa antes de interná-la em um asilo, eles resolvem pedir ajuda ao Perkins Institute, e lhes enviam a senhorita Sullivan para ser sua professora. Anne Sullivan também era cega e passou por nove cirurgias, por isso na maioria das vezes usava seus óculos escuros, alegando que o sol e a claridade machucam sua vista.

annesullivan2

De ínicio o pai de Helen é todo preconceituoso com a nova professora e comenta algo como “Uma cega ensinando outra cega”. Porém, eles eram a única esperança daquela família. Então, Anne propões novos métodos de ensino e disciplina com a menina, a linguagem de sinais, como nós conhecemos aqui no Brasil por língua brasileira de sinais (Libras).

A tarefa de início não é fácil, pois a menina é bem selvagem. Então, Sullivan decide propor aos pais que para fazer um trabalho mais eficiente, ela precisa estar em um ambiente neutro para que a garota dependa inteiramente dela. A partir daí, elas passam duas semanas sozinha em outra casa da família.

O filme é muito comovente e nos faz refletir sobre diversos assuntos. Foi bom ver que um filme de 1962, já trazia a importância da linguagem dos sinais e a conscientização sobre educação especial.  A parte mais emocionante para mim foi o final, mas não vou comentar, apenas colocarei uma foto.

annesullivan3

Anúncios

Um comentário sobre “Filme: O milagre de Anne Sullivan

  1. Adorei a dica e estou super ansiosa para assistir. Fiz uma busca na internet e encontrei o filme legendado. Assim que assistir deixo meu comentário, uma das disciplinas que chamou bastante minha atenção foi a educação especial e o quanto ainda existem pessoas preconceituosas .
    Um grande abraço!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s