Livro: Grandes obras-primas – Machado de Assis

IMG_20151121_165651493

Hoje vim compartilhar mais uma leitura de Machado de Assis, e o livro da vez foi Grandes obras-primas, que comprei na Bienal do Rio nesse ano. Este é um livro que nos traz três famosos contos do autor: Missa do Galo, O espelho e O Alienista.

Sei que comecei Machado fora de ordem, já li dois romances e agora esses contos. Mas para você que tem dificuldade com os romances de Machado, recomendo começar pelos contos. Os contos além de serem histórias menores, consequentemente tem uma linguagem mais fácil. Lembrando que já fiz um post com a diferença entre o conto e a crônica (veja AQUI).

IMG_20151121_165821917_HDR

Em a Missa do Galo, conhecemos Nogueira, que nos conta um fato que aconteceu na noite de Natal quando era jovem e estava hospedado na casa de um casal. Esse casal era Menezes e D. Conceição, como o marido tinha um caso fora do casamento, sempre dormia fora alguns dias alegando ida ao cinema. Como Nogueira nunca havia ido na Missa do Galo, combinou com seu amigo de irem, mas com medo de acabar dormindo resolveu ficar acordado lendo. D. Conceição perde o sono e vai para sala conversar com Nogueira, o diálogo é bem simples e o rapaz começa a se confundir. Por ora não sabe se D. Conceição está com segundas intenções com ele ou se é mesmo só uma simples conversa. Como um assunto é emendado no outro, Nogueira quase perde a hora e a conversa só é interrompida quando o amigo bate à porta, pois já estava na hora da missa.

IMG_20151121_165813141

Em O Espelho, Jacobina está com os amigos e o assunto entre eles é sobre alma, universo, entre outros. No primeiro momento, ele se encontra calado, mas os amigos exigem que ele dê sua opinião sobre o assunto. Então, ele conta um episódio que ocorreu quando era mais novo e sua teoria que existem duas almas. Aos 25 anos, Jacobina foi nomeado Alferes da Guarda Nacional, o que lhe garantiu uma mudança de status. Até que um dia, foi convidado por sua tia para ir até seu sítio e passar uns dias. Assim que chegou, ganhou um espelho, um objeto que pertencia a família Real Portuguesa e foi colocado em seu quarto. Logo após sua chegada, sua tia saí de viagem e ele se vê sozinho naquela casa, já que os escravos aproveitaram a ausência da dona para fugirem. Diante daquela situação, Jacobina resolve se olhar no tal espelho, mas curiosamente vê sua imagem distorcida e embaçada, pois era assim que ele se via na ausência das pessoas. Eis então, que Jacobina resolve vestir sua farda e olhar-se novamente ao espelho, e dessa vez se vê nítido e com mais detalhes. E foi assim, que ele conseguiu enfrentar aqueles dias de solidão, pois vestindo a farda era a ‘alma exterior’, que preenchia a ‘alma interior’.

IMG_20151121_165805237

Já o último conto do livro, O Alienista é um pouco maior e possuí alguns capítulos. O conto começa com um renomado médico de Itaguaí, o Dr. Bacamarte, que resolve intensificar seus estudos em psiquiatria. Então, ele começa a construção da Casa Verde, um hospício. Como ele resolve criar raízes por lá, resolve se casar com D. Evarista, uma viúva, desprovida de beleza, mas saudável, o que o Dr. Bacamarte considerou necessário para lhe dar um herdeiro. Quando a Casa Verde fica pronta, ele resolve internar algumas pessoas que eram consideradas com comportamentos anormais para começar seus estudos. Acontece que o Dr. Bacamarte resolve internar todos que são saudáveis e considerados normais, sem nenhuma explicação plausível, o que causa muita indignação entre os moradores. O estopim foi quando a população soube que o Dr. Bacamarte internou sua própria esposa. Por fim, todos são liberados e quem é internado é justamente o Dr. Bacamarte. Afinal, quem é o louco da situação?

Recomento todos os contos desse livro!

Ficha Técnica:

Editora: Golden Books
ISBN: 9788575013007
Gênero: Contos brasileiros
Páginas: 136
Ano: 2008

Anúncios

2 comentários sobre “Livro: Grandes obras-primas – Machado de Assis

  1. Oi Renata,obrigado por dividir conosco o seu material e o conhecimento que você está adquirindo ao longo do curso. Gosto muito de todas as suas publicações!!! Me identifiquei muito com você,pois eu também fiz um curso que não gostei muito,não me encontrei e também resolvi entrar no curso de letras,que já era uma das minhas opções e começo no ano que vem!! Obrigado,abraços

    Curtir

    • Oi Julio!! Nossa que bacana, nossas histórias são bem parecidas então. Mas acho que vale muito a pena irmos atrás de nossa realização pessoal e profissional, né? Não importando a idade ou momento, basta a gente querer mudar a situação atual de nossas vidas e irmos atrás. Qual é a sua primeira formação? Eu sou formada em Publicidade e Propaganda. Gosto de compartilhar tudo sobre o EAD e em relação ao curso para ajudar mais pessoas, que assim como eu também tenho/tinha algumas dúvidas. Minhas dúvidas agora são referentes mais para frente do curso, como estágio, por exemplo. Procuro conversar com pessoas que já fizeram para eu ter uma ideia. E claro, que irei compartilhar isso tudo aqui no blog (quando chegar a hora), assim além de ajudar outros estudantes, fica como recordação para a posteridade. hehehe
      Beijocas.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s