Ensino a distância - EAD

Contratempos que podem ocorrer nas avaliações EAD

img_20150613_104920024

Quem me acompanha nas redes sociais, sabe que semana passada estava em semana de provas. Para quem não sabe, as provas no EAD da Estácio acontecem pelo computador, você tem que ir até o campus e as provas acontecem no laboratório de informática.

Mas isso não significa que você tenha acesso livre para abrir o Google, por exemplo. Muito pelo contrário, esses recursos do computador são bloqueados e os próprios responsáveis pelo laboratório de informática/aplicação das provas já fazem isso. Então, quando você senta no computador, ele já está com o software em que você faz as provas aberto.

É só você colocar seu número de matrícula e senha, que a prova já está disponível. As provas são compostas por questões discursivas, que obviamente vale mais pontos e chegam até 2 pontos (dependendo da prova) e questões de múltiplas escolhas, que em geral valem 0,5 ponto. No total, você tem 50 minutos para realização da avaliação e tem um relógio cronometrando o tempo para facilitar e você não se perder.

Quando você estiver finalizado a prova, existe um botão no fim da prova dizendo para finalizar e salvar a prova. É só clicar nele que será enviado um código para você redigitar e no final ele diz que sua prova foi salva e enviada. Por favor, não saiam do computador enquanto não aparecer essa mensagem: ‘Sua prova foi salva e enviada’.

Bom, nessa semana de provas teve uma disciplina que não pude fazer pois esse sistema (software) em que são feitas as provas, tinha saído do ar em todas as unidades da Estácio. O pessoal do laboratório de informática rapidamente comunicou o coordenador dos cursos EAD, que ele fica no campus durante a prova, e ele já havia aberto um chamado para a Estácio do Rio de Janeiro, que é a central e eles já estavam solucionando o problema.

Acabou que perdi essa prova que era no horário de 11h da manhã, mas de qualquer forma esperei para ver se o sistema voltava, pois tinha outra depois. Acabou que o sistema voltou e consegui fazer a do próximo horário, mas essa  que perdi não pudia naquele dia. O próprio coordenador nos explicou que isso não é possível, que teríamos que ir no SIA e reagendar essa prova que perdemos para outro dia, pois o sistema só libera a prova após 12h à partir do agendamento. No meu caso, acabei agendando para o dia seguinte.

Mas foi isso, queria dividir com vocês esses contratempos que podem ocorrer quando fazemos prova EAD, principalmente quem faz na Estácio. Mas não se preocupem, quando você está realizando a prova, o sistema salva a todo momento sua prova para que se ocorra alguma eventualidade, como falta de energia ou o sistema cair, suas respostas ficam salvas e você não perde o que já respondeu.

Anúncios

7 comentários em “Contratempos que podem ocorrer nas avaliações EAD

  1. Ai Renatinha, estou tão nervosa. Estou estudando igual louca e ainda estou esquecendo tudo o que estudei. Faço letras na estácio também, mas com habilitação em inglês. Minhas provas são amanhã e depois de amanhã! Socorrooo :/

    Curtir

    1. Oi Simone!! Fica calma, vai dá tudo certo.. Quer uma dica? Dá uma lida ou imprima aqueles exercícios que fazemos no fim de cada aula, porque sempre caí em uma prova pelo menos alguma questão que vimos durante o semestre naqueles exercícios. Depois me conta o que achou das provas. Está em qual período?? Beijocass

      Curtir

  2. Olá, Renata! Também vive um contrata tempo. Na hora de enviar a prova o sistema saio do ar, ficando na dúvida se a AV vai ser considerada apesar de ter sido salva. Foi feito uma ocorrência relatando a falha no sistema. Estou ansiosa, pois não sei se vou ter que fazer outra Av.
    Um grande abraço!

    Curtir

    1. Oi Karla, tudo bem? Ih caramba, provavelmente isso ocorreu no mesmo dia em que o sistema saiu do ar para mim também, pois nos informaram que foi geral, todas as Estácio. Por sorte, eu não estava fazendo prova naquele momento, ia começar uma. Mas quando ficou fora, tinha um pessoal fazendo prova sim e deve ter ocorrido o mesmo que você. Caramba! Espero que tenha contato a AV né? Depois me conta no que deu.
      Beijocas

      Curtir

    1. Oi Elaine, sobre a calculadora não sei. Mas acho que pode sim, mas não tenho certeza. De qualquer forma é melhor levar. Já sobre a folha de rascunho, normalmente o pessoal da Estácio já te dá, é só você pedir ao entrar na sala de informática. Beijocas

      Curtir

  3. Olá bom dia. Desculpe incomodar mas você sabe o que acontece com quem tem a prova cancelada por uso de celular? Eu fui olhar a hora mas a aplicadora não quis saber e tomou meu documento para cancelar a minha AV. No caso ainda tenho a AVS para fazer. Será que perdi a matéria? Obrigada

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s