Qual a diferença entre conto e crônica?

creative-writing-banner

Fonte: SMWC

Vamos abordar um assunto que também tinha muitas dúvidas, mas depois da disciplina de Oficina Literária, tudo se esclareceu. Afinal, o conto e a crônica são histórias pequenas e de fácil entendimento, mas qual é realmente a diferença entre eles?

CONTO – O conto geralmente trata de uma situação, a qual se desenrola sem pausas. Tudo deve ser muito simples, sem grandes complicações psicológicas e sem peripécias. O seu foco é levar o leitor ao desfecho, que também é o clímax da história. No conto não importa o passado e futuro, e sim o presente. Tudo nesse tipo de narrativa se passa em um tempo curtíssimo, são apenas algumas horas ou alguns dias.

CRÔNICA – A crônica trata do cotidiano, mas o reveste de fantasia. Normalmente é uma narrativa leve, breve e de fácil digestão, afinal deve ser digerida por todo tipo de leitor, pois apresenta fatos que tornam a leitura interessante, como novidade, surpresa e assuntos variados do dia a dia das pessoas. A crônica também pode trabalhar com humor, propondo uma análise crítica de alguma situação por meio da ironia. Podemos encontrar várias crônicas em jornais, por isso o meio jornalístico é um dos meios mais importantes de divulgação das crônicas.

Anúncios

Um comentário sobre “Qual a diferença entre conto e crônica?

  1. Pingback: Resenha: Grandes obras-primas – Machado de Assis | Mergulhando em Letras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s