Livro: Fala sério, mãe! – Thalita Rebouças

IMG_20151029_114817685

Hoje, venho falar de mais um livro dessa escritora talentosa que é a Thalita Rebouças. Como vocês sabem, me interessei pelos livros dela quando fui na Bienal do Livro no Rio esse ano, pois queria conhecer mais sobre alguns autores que estariam por lá. Pois bem, na época li “Fala sério, amiga!” que já tem resenha aqui no blog.

Dessa vez, revolvi presentear minha cunhada, que faz 12 anos, com um livro da autora. Para incentivá-la ao hábito da leitura, já que ela não é tão chegada. Por fim, acabei lendo também.

O livro conta a história da personagem principal de todos os Fala sério, a Maria de Lourdes, mais conhecida como Malu. Esse livro também é do mesmo estilo dos demais Fala sério, conta em formato de crônicas, determinados momentos da vida dessa personagem. Acompanhamos em ordem cronológica, seus conflitos pessoais e suas relações familiares, principalmente com a mãe. Afinal, em cada crônica conhecemos a Malu de determinada idade.

Até os 12 anos da Malu, cada crônica é narrada pela sua mãe, que começa a nos contar desde quando estava grávida. E a partir dos 13 anos, é a própria Malu que narra os acontecimentos da sua vida. E assim, conseguimos conhecer a história dessa família e nos familiarizar ainda mais com a personagem.

Neste livro, pude perceber que a Thalita Rebouças aborda assuntos mais polêmicos como a primeira vez, levar namorado para dormir em casa e viajar com o namorado. Mas tudo isso, é feito de uma maneira bem natural, sem incentivar ninguém a nada, muito pelo contrário. Ela faz com que seus leitores pensem muito sobre cada fase dessa e da importância de sempre manter um diálogo aberto com as mães.

Como já disse, estou adorando essa série e por mais que seja voltado para adolescentes, o que impede um adulto de ler?! Não importa o que você está lendo, o que importa é que leia. Assim, me diverti muito com esse livro. Como já passei da adolescência, pude vê que nessa fase tudo igual, toda mãe é igual e passamos pelos mesmo dramas, conflitos e vergonhas. E nos vemos e recordamos de cada situação dessa, ou vai me dizer que nunca aconteceu nada disso com você?

Ficha Técnica:

Editora: Rocco
ISBN: 9788579801204
Gênero: Juvenil
Páginas: 198
Ano: 2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s