Livro: Quincas Borba – Machado de Assis

IMG_20151017_094314966

Hoje, trago mais uma resenha de um livro de Machado de Assis, o Quincas Borba. Esse foi um dos livros que comprei na Bienal e logo peguei para ler. Pois como vocês sabem, li recentemente ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’ e Quincas Borba é um dos personagem desse livro, antigo amigo de Brás Cubas. E já que, Quincas Borba é também um livro do Machado, quis lê-lo para entender a relação desses dois personagens.

Mas no decorrer da leitura vimos que não tem relação nenhuma entre os dos livros. Ele só cita no começo que teve um grande amigo chamado Brás Cubas e que quando mais jovem, lhe furtou um relógio. Na verdade, Quincas Borba é uma continuação independente de Brás Cubas, continuação porque o personagem que dá nome ao livro surge em ‘Memórias Póstumas’, mas a história é independente, pois tem outro foco. Essa obra pertence a fase realista de Machado de Assis.

RESENHA: 

O início do livro se passa em Barbacena e conhecemos a história de Quincas Borba, um filósofo humanitista e seu amigo Rubião, um enfermeiro e seu discípulo dessa filosofia. Logo sabemos que Quincas Borba está muito doente e tem um cachorro, que leva o mesmo nome do dono (Quincas Borba). E ele justifica esse fato dizendo que no dia em que não estiver mais aqui, todos se lembraram de seu nome através do cachorro.

Mesmo doente, Quincas Borba resolve viajar para o Rio de Janeiro, e de lá se corresponde por cartas com Rubião lhe contando as novidades. Quando Quincas Borba morre, na casa de Brás Cubas, Rubião descobre que é herdeiro de toda fortuna de Quincas com uma única condição, que cuide do cachorro como se fosse dele, lhe dando uma vida digna.

Após essa descoberta, Rubião resolve se mudar para o Rio de Janeiro com o cachorro e aproveitar tudo de melhor que a capital do país oferece. No caminho, durante a viagem de trem, Rubião conhece um casal, Cristiano Palha e sua esposa Sofia. Ele logo fica encantado pela moça e faz amizade com seu marido.

Já no Rio de Janeiro, ele começa a frequentar a casa desse casal, sempre no intuito de ver Sofia. Durante uma festa em Santa Teresa, Rubião e Sofia vão para a varanda e ele lhe toca nas mãos. Sofia fica desconcertada, mas no fundo gosta do gesto. Na mesma noite, ela conta ao marido o que aconteceu na festa entre ela e Rubião. Cristiano Palha fica muito nervoso com o amigo, mas confessa a esposa que não pode lhe fazer nada, pois está quebrado e devendo muito dinheiro à Rubião. Então, esse assunto morre e fingem que não aconteceu nada.

Devido a essa paixão e exaltação de sentimentos, Rubião investe cada vez mais dinheiro em um negócio em que é sócio de Cristiano Palha. Cego de amor e muito ingênuo, ele não vê que seus amigos, até mesmo outros relacionados à política, estão tirando proveito disso e de toda sua herança. Inclusive, o casal Palha e sua tão amada Sofia, que sugam todo seu dinheiro sem dó nenhuma.

No decorrer da história, Rubião começa a apresentar uns comportamentos estranhos, de loucura. Chegando a falar que era Napoleão III, imperador da França, mas isso tudo acontece sem que ele se dê conta. Dona Fernanda, que conhece Rubião através de Palha e Sofia, intercede por ele pedindo para Cristiano fazer alguma coisa para salvar Rubião.

Bom, acho que não posso contar mais senão estrago a história para quem não leu. Só tenho a dizer que amei esse livro, inclusive, bem mais que ‘Memórias Póstumas’. Por fim, quero destacar que estou muito orgulhosa de mim mesma lendo as obras de Machado. Sei que a leitura pode exigir um pouco mais da gente, mas nada que seja impossível. Com o tempo você se familiariza com a escrita machadiana e a leitura flui melhor.

FILME “QUINCAS BORBA” de 1987

 

Ficha Técnica:

Editora: Ciranda Cultural
ISBN: 9788575207154
Gênero: Romance brasileiro
Páginas: 192
Ano: 2010

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s