Variedades

Círculo do Livro, uma época que deixou saudades

circulodolivro

Oi pessoal! Há muito tempo estou com vontade de falar aqui no blog sobre o Círculo do Livro. Minha vontade de compartilhar esse projeto que só deixou saudades, foi devido a minha mãe que me deu uns livros antigos e reparei que a maioria tinha o selo do Círculo do Livro. Então, fui logo para internet para pesquisar do que se tratava.

O Círculo do Livro foi uma editora que surgiu em 1973 através de um acordo firmado entre o Grupo Abril e a editora alemã Bertelsmann. Eles vendiam livros por um “sistema de clube”, onde a pessoa era indicada por algum sócio. Depois disso, você  recebia uma revista quinzenal com dezenas de títulos a serem escolhidos. O novo sócio tinha a obrigação de comprar ao menos um livro no período.

Já ouvi muita gente, inclusive minha mãe, falar super bem do Círculo do Livro. Era um projeto realmente de incentivo a leitura, já que esses livros eram bem mais em conta do que na livraria. Hoje ainda temos a comodidade de pesquisar preços na internet sem sair de casa, mas naquela época não. Livros em livraria eram caríssimos e poucos podiam comprar. Com a chegada do Círculo do Livro que aliás, sempre trazia bons títulos, de obras consagradas, a grande massa teve acesso a literatura. Sem contar que os livros desse projeto eram de uma qualidade excepcional, todos eram de capa dura.

círculo do livro

O sucesso do projeto foi tanto que tinham em 1975 (dois anos após seu surgimento) tinha cerca de 250 mil sócios. Anos mais tarde, em 1983 a editora anunciou um quadro de 800 mil sócios espalhados pelos municípios brasileiros, atendidos por uma cadeia de mais de dois mil vendedores e da distribuição através dos correios.

Eu ainda tenho curiosidades em relação como era feito esse pagamento dos livros, se você pagava antes ou depois de receber o livro, mas minha mãe não se recorda desses fatos. Diz minha tia, mas não tem certeza, que esse pagamento era feito nos Correios quando você ia postar a sua ficha com o pedido do livro que queria. Por favor, se alguém ou lembrar com mais exatidão, deixem aqui nos comentários essa e outras informações.

Infelizmente não vivi nessa época para presenciar e vivenciar esse projeto maravilhoso e que vejo que todos falam com muito saudosismo. Hoje quem faz algo parecido com o clube do livro é a TAG Experiências Literárias, mas com alguns diferenciais, como por exemplo, o livro é sempre uma surpresa (você não pode escolher), fora que vem com um mimo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s