Leituras

Livro: Fim – Fernanda Torres

IMG_20150715_144117717 (1)

Oi pessoal! Hoje venho com mais uma resenha aqui no blog e dessa vez vai ser um pouco difícil falar desse livro, que é o Fim, da Fernanda Torres. Quero começar dizendo que escolhi esse livro por já ter ouvido comentários excelentes sobre ele e admirando muito a autora Fernanda Torres, que já é consagrada na TV e teatro e agora pela primeira vez, na literatura também com seu primeiro livro lançado.

Como vocês sabem, frequento muito a biblioteca do SESC e já estava namorando esse livro há algum tempo. Então, assim que terminei o “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, resolvi pegar ele. Comecei a ler sabendo mais ou menos do que se tratava o livro, mas confesso que esperava mais. Com isso, a leitura foi se arrastando por 4 semanas, cheguei a dar uma pausa nele e ler outra coisa para ver se adiantava. Mas depois de longas 4 semanas, finalmente consegui concluí e vim falar um pouco mais sobre ele aqui para vocês.

RESENHA:

O livro vai nos contar a história de cinco amigos, Ciro, Álvaro, Neto, Ramirez e Silvio. Todos são amigos de longa data e idosos. Cada capítulo nos conta a história de um desses amigos pelo seu ponto de vista. O livro começa nos apresentando o senhor Álvaro, no momento que antecede sua morte, tropeçando na calçada (isso não é spoiller).

E então, o próprio Álvaro vai nos contar um breve resumo sobre sua vida, passando por seus amigos, filha e ex-mulher, que nos é apresentado mais para frente. É como se cada um desses homens fizessem uma reflexão de como foi sua vida, pois sabem que não vão viver muito.

IMG_20150715_144145093

E assim, vai se desenrolando todo o livro. Como no caso do capítulo do Álvaro, o destaque foi a ex-mulher Irene, ela nos é apresentada no capítulo seguinte e assim por diante. Sobre cada um desses cinco amigos, conhecemos e vivenciamos de perto sua morte e seu velório.

Sobre a escrita da Fernanda Torres, eu achei excelente. Com certeza alguém vai identificar um conhecido que lembre algum desses personagens, de tão caricatos que são. Ao mesmo tempo são personagens tão simples, poderia ser seu vizinho, um primo, enfim. Como a própria autora disse uma vez numa entrevista, esses cinco personagens não fazem nada e não tem nada de mirabolante, eles simplesmente vivem.

Me empolgava na leitura, no momento em que cada um desses senhores contavam como foi sua vida, o que fizeram, as bebedeiras, as sacanagens, as mulheres. No caso, tenho que advertir que o livro tem muito palavrão e sacanagem, e pode assustar algumas pessoas que não estão acostumadas com esse tipo de leitura. No caso, foi o primeiro livro que li nesse formato, mas não me assustei pelo fato de ser um livro sobre a vida de homens. Afinal, homens quando se reúnem conversam exatamente desse jeito.

O livro tem até uns momentos engraçados, principalmente quando se recordam da juventude, mas no geral, o achei muito triste. Pois assim, como em todo livro, o momento da morte e do velório dos cinco personagens é narrado de uma maneira tão detalhada e intensa, que parece que você está lá. Ainda mais para mim, que presenciei o velório mais triste da minha vida até hoje que foi a morte do meu pai, me entristeceu demais, me fez recordar de cada momento e dos meus sentimentos desse dia.

Ficha Técnica:

Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535923599
Gênero: Literatura Nacional
Páginas: 203
Ano: 2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s