Como funciona o SKOOB?

skoob

Há muito tempo quero falar aqui no blog sobre o SKOOB. Para quem não conhece, o SKOOB nada mais é uma rede social para leitores com o intuito de trocar sugestões de livros e organizar sua estante de modo mais virtual, já que ele permite que você avalie os livros e isso tudo, de graça. Antes de continuarmos, quero dizer que você pode me adicionar por lá: meu SKOOB.

Bom, caso você não tenha percebido o nome SKOOB é “books” ao contrário. Essa plataforma não é nova, foi criada em 2009, mas antigamente não sabia exatamente como funcionava. Em 2011, um colega de trabalho na época chegou a mencionar sobre o SKOOB comigo, mas não me liguei.

Só esse ano comecei a usar melhor a plataforma e hoje vim contar como funciona, para ajudar quem ainda tem alguma dúvida. Bom, como já disse no SKOOB tem como você criar um perfil e montar sua estante de acordo com as categorias já estabelecidas por eles, como livros lidos, desejados, favoritos, quero ler, abandonados, entre outros.

Sei que muita gente escolhe a melhor forma de organizar sua estante e leituras por lá. Mas comentar como organizo o meu perfil, ok? Já tentei outras organizações, mas realmente foi com essa como está hoje, que me adaptei melhor.

Eu organizo assim: só coloco os livros que já li desde a criação do meu perfil na plataforma. Tem gente que coloca livros que leu a vida inteira, mas particularmente não quis fazer isso, porque além de não lembrar de todos, eu tenho um controle melhor desde que criei meu perfil.

Aliás, meu perfil no SKOOB tem quase a mesma data de criação do meu blog. Então, todos os livros lidos por lá, tem resenha aqui no blog e fiz questão de mencionar isso no perfil. Agora vamos falar um pouco sobre as categorias:

    •  Desejados: eu coloco todos os livros que quero ler, seja os que quero comprar ou pegar emprestado na biblioteca.
    •  Quero ler: coloco somente os livros que tenho em casa e estão na fila para ler.
    •  Tenho: como o próprio nome já diz, só os livros que tenho.
    •  Favoritos: os livros que realmente gostei MUITO.
    • Emprestados: essa categoria não utilizo, mas se usasse colocaria os livros emprestados para eu ter controle sobre isso.

O SKOOB é uma ferramenta completa para você organizar suas leituras, pois como já disse, permite que você avalie os livros através de pontuação de estrelas, fazer resenhas, classificar favoritos e até acompanhar o progresso da leitura por porcentagem (para isso, basta informar o número de páginas já lidos).

Também é possível seguir perfis de editoras e ficar atento em algumas promoções, e até comprar um livro que esteja interessado e conseguir filtrar o preço dele dentro de algumas lojas. Enfim, é um universo de coisas que você pode fazer.

Então é isso, em um próximo post falarei sobre as trocas do SKOOB, como funciona, como foi minha experiência e tudo mais. Aguardem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s