Livro: O diário de Rutka – Rutka Laskier

IMG_20150715_144246181_HDR

Esse é mais um livro sobre o Holocausto no formato de diário. Para quem não sabe, eu li “O diário de Anne Frank” no início do ano e atualmente conheci O diário de Rutka devido ao Projeto Mais Leitura que está na minha cidade com livros de R$ 2,00.

RESENHA: 

Rutka é uma menina de 14 anos, que mora em um gueto judaico na Polônia e escreveu em seu diário um pouco sobre aqueles momentos da Segunda Guerra Mundial. Logo no começo do livro temos o conhecimento de que esse livro só foi publicado em 2006, pois esse diário estava escondido durante todo esse tempo e só chegou a conhecimento quando um homem o encontrou e localizou a meia irmã de Rutka (filha do segundo casamento de seu pai).

Com isso, Zahava, a meia irmã de Rutka começou a investigar e querer saber mais sobre essa primeira família do seu pai, já que todos morreram em campos de contração durante a 2ª Guerra Mundial. Ela queria saber o que se passou com eles durante aquela época, como eram, porque que o diário ficou oculto durante todo esse tempo. E assim, indo atrás dessa história conseguiu publicar o diário da sua meia irmã.

IMG_20150715_144324402

O livro é bem curtinho, pois como ele mesmo relata algumas páginas além de terem sido arrancadas, estavam também bem deterioradas pela umidade, o que dificultava a leitura, o tornando ilegível. Gostei dessa edição do livro pois traz fotos da família da Rutka em diversos momentos e podemos ver como era cada membro.

De toda maneira, já estou tão “saturada” pelos horrores da guerra que as piores notícias não me causam mais qualquer impressão. Simplesmente, não consigo acreditar que ainda chegará um dia em que poderei sair de casa sem a judensztern*, que um dia a guerra terá um fim… Estou curiosa de saber como isto iria acontecer. Certamente eu ficaria louca de tanta alegria.
* (estrela de Davi amarela, que todos os judeus eram obrigados a usar)

IMG_20150715_144406615

Acho que vale a pena mencionar nessa resenha a minha opinião comparando o diário de Rutka com o de Anne Frank. Bom, sou suspeita para falar já que esses temas me chamam muito atenção e amei ambos os livros. Na minha opinião, Rutka não é a nova Anne Frank como dizem por aí. Ela é mais realista, mas ao mesmo tempo cheia de sonhos e inocente como Anne Frank. Talvez pelo fato de Rutka morar num gueto e não se esconder como Anne Frank fez, deu a ela muito mais noção e vivência da realidade, presenciando muita crueldade e sendo mais racional.

Tememos o pior do pior; e a expectativa é a coisa mais atroz que existe. Tomara que isso acabe de vez, esta tortura, este inferno. Esforço-me para fugir destes pensamentos sobre o amanhã… No entanto, eles sempre retornam, como moscas importunas. Se fosse possível dizer: “Que se dane, só se morre uma vez…” Mas é impossível, pois apesar de todas estas atrocidades a gente quer viver, aguardar o amanhã, o que agora significa Oswecim ou um campo de trabalhos forçados.

É preciso manter o controle e não molhar mais os travesseiros à noite com as suas lágrimas. Por quem ou pelo o que você chora? Certamente não é por Janek, então por quem? Provavelmente pela plena liberdade. Já não suporto mais estes prédios cinzentos e o medo estampado em todas as faces.

Considero Anne Frank uma pessoa linda, com fortes características, bem madura para seu tempo e idade, ótima escritora, mas ao mesmo tempo que ela sabia o que acontecia em seu País, ela não sabia realmente, não chegou a presenciar brutalidades que Rutka presencia e relata em seu diário. No fim, recomendo muito a leitura de ambos os livros, não tem como não deixar de se emocionar.

Por fim, na última parte do livros conhecemos relatos da Marek Halter contando um pouco mais da história da Polônia, como foi povoada com judeus e como foi durante o período da Segunda Guerra.

Ficha Técnica:

Editora: Rocco
ISBN: 9788532523754
Gênero: Guerra Mundial
Páginas: 83
Ano: 2008

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s