Curso de Letras

O que estudamos em cada disciplina do 1º período?

LETRAS

Oi pessoal! Como ontem, dia 10/07 terminou oficialmente o semestre, venho hoje neste post contar um pouco sobre o que estudamos em cada disciplina. Como vocês sabem, no curso de Letras que eu faço pela Universidade Estácio de Sá, no 1º semestre são 6 disciplinas no total, mas eu optei em fazer 5 matérias, pois queria ver como ia me adaptar no estudo a distância.

OFICINA LITERÁRIA:

Nesta disciplina podemos estudar os gêneros literários e suas características. O que é um texto literário e não literário, o que é uma epopeia, o que é o romance, o drama, um conto, uma crônica, entre outros.

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL:

Como o próprio nome diz, estudamos a história da educação no Brasil, os primeiros ensinamentos e fatos sobre educação com a chegada dos missionários jesuítas por aqui e todo seu trajeto desde então. Com isso, compreendemos um pouco mais do modelo de educação que temos hoje, que é um reflexo de tudo que já passamos.

EDUCAÇÃO ESPECIAL:

O nome dessa disciplina é bem intuitivo, já que aqui estudamos sobre educação voltada para os alunos com necessidades especiais, seja alguma deficiência física ou mental. Também discutimos sobre o papel da escola inclusiva e os direitos dos alunos com necessidades especiais. Vimos em especial cada uma das deficiências e a estrutura e apoio que cada uma delas precisa no âmbito escolar.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

No princípio achei essa matéria a mais “chatinha” digamos assim, mas aos poucos gostei dela. Aqui estudamos sobre o que é educação ambiental, discutimos sobre sustentabilidade e meio ambiente, como também vimos as principais conferencias já realizadas sobre o assunto e seus tratados.

ASPECTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO:

Quando o semestre começou achei que ia ter dificuldade nessa disciplina por se tratar de sociologia, mas me enganei e muito. Acabei adorando e fui super bem nessa matéria, aqui conhecemos alguns pensadores (já conhecidos desde a época da escola) como Durkheim, Marx, Weber, entre outros, e quais foram suas contribuições para educação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s