Livro: Triste fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto

IMG_20150602_142118211

É com imensa alegria que começo o post de hoje, afinal esse livro demorei tanto para ler. No primeiro momento a leitura foi se arrastando, por conta do vocabulário difícil e no segundo momento tive que interromper por motivos de forças maior para ler Vidas Secas, e fazer um trabalho da faculdade.

RESENHA:

Bom, quem nunca ouviu falar de Policarpo Quaresma, mais conhecido como major Quaresma, é um patriota ao extremo que queria decretar como língua oficial do Brasil o tupi-guarani? Nem preciso comentar que todos o achavam louco. Ele só consumia comida produzida em terras brasileiras e usava produtos genuinamente brasileiros. Essa primeira parte do livro se torna bem cômica, pois Policarpo nos apresenta diversos aspectos bem patriotas, como no episódio que ele recebeu visitas e os cumprimentou chorando e gritando.

Como adorava ler, possuía uma vasta biblioteca em sua casa e estava sempre rodeado de livros. Gostava de aprender sobre a cultura e geografia brasileira. Logo no começo do livro, Policarpo começa a ter aulas de violão, modinha da época, com Ricardo do Coração dos Outros. Como sempre, ele era sempre alvo de muitas críticas, seja por possuir livros sem ter uma formação, como também por ter aulas de violão, que era um desrespeito na época.

Logo no final dessa primeira parte do livro, Policarpo é mandado para o hospital psiquiátrico, e ali fica durante seis meses depois de ser condenado como louco. Após receber alta, resolve viver no interior e compra uma fazenda. Ali começava a ideologia agrícola, onde ele queria provar que nossas terras eram tão ricas, que poderíamos depender dela para nosso próprio sustento.

IMG_20150602_142034170

E assim, se estende toda a segunda parte do livro. Na fazenda ele tem enormes frustrações tanto em relação às terras, quanto por pragas, que atacavam sua propriedade e arruinava as plantações. Como esquecer o caso das saúvas, que dominaram e perturbaram nosso pobre Quaresma. Com isso, o major acabou percebendo que nossas terras não eram tão ricas como dizia-se nos livros.

Já na terceira e última parte do livro, ele resolve entrar para política de forma a atingir seus objetivos e servir a pátria. Nesse momento quem comandava o país era Floriano Peixoto. Durante todo o livro, Lima Barreto critica vários segmentos da sociedade, e isso fica bem claro nesse último capítulo.

Não podemos esquecer das questões morais e éticas da época. Sendo assim, conhecemos duas personagens e vemos lados distintos de ambas. Uma é Ismênia, noiva há 5 anos, esperando seu futuro marido se formar na faculdade para casarem. Só que o noivo acaba fugindo sem dar explicações, some e nunca mais é visto. Ismênia adoece, fica frágil por conta desse terrível episódio. Já Olga, é afilhada de Policarpo, moça de família rica, e acaba casando por ser cobrada pela sociedade e não por amor, já que era feio uma mulher naquela idade solteira. Na verdade, quando li me pareceu que Olga era apaixonada mesmo pelo seu padrinho Quaresma.

Por fim, no último capítulo do livro, Quaresma vai preso e condenado a morte. Só que nem ele sabe o por quê. Na prisão fica indagando e refletindo sobre sua trajetória, sobre esse patriotismo exacerbado, se valeu mesmo a pena. Afinal nada aconteceu em sua vida, a não ser se meter em confusões e acabar sozinho.

Bem no fundo de cada um de nós, brasileiros, existe um Policarpo. E por isso essa obra nos parece tão real. Todos nós desejamos um país melhor e queremos contribuir de alguma forma. Sonhos nunca são em vão, apesar de muitas vezes parecer que estamos lutando à toa ou para no final nada acontecer, eles nos dão a esperança, um rumo para continuar a viver e escrever nossa história.

POLICARPO QUARESMA, O HERÓI DO BRASIL – FILME COMPLETO

Deixo o filme completo da obra de Lima Barreto que está disponível no YouTube.

 

Ficha Técnica:

Editora: BestBolso
ISBN: 9788577991730
Gênero: Literatura Nacional
Páginas: 256
Ano: 2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s