A importância do ensino de LIBRAS

libras-gratuito

Como vocês sabem estou tendo uma disciplina sobre Educação Especial, e ainda quero falar mais sobre isso aqui no blog. Mas no momento, posso dizer que estou amando estudar e conhecer um pouco mais desse universo.

Muito se fala sobre acessibilidade para deficientes físicos, mentais e outros tipos de deficiência, mas na realidade pouco se pratica. Sei que existem vagas reservadas para eles em faculdades, empresas, mas na verdade ainda é muito pouco.

Hoje em especial, vim falar sobre os deficientes auditivos. Bom, primeiramente devemos esquecer que aquela história de que todo surdo é mudo, pois é mentira. Todo o surdo tem a voz, porém uns se afeiçoam na fala e outras não. Sim, é possível um surdo falar, o que pode exigir muito esforço e treino da parte deles. Mas óbvio que a pronuncia não será como a de nós ouvintes.

Sinceramente, eu acho que o ensino de LIBRAS deveria ser obrigatório nas escolas desde a alfabetização. Pois é quando a criança está aprendendo a ler e escrever, então fica muito mais fácil ela aprender essa nova linguagem. Eu mesma não sei LIBRAS e caso encontre ou precise me comunicar com alguém com essa deficiência estou perdida. Atualmente existem cursos de LIBRAS, mas não obrigatórios. O único lugar que eles são obrigatórios como disciplina são nas graduações em educação, como Letras, Pedagogia, entre outras.

Porém, eles se sentem mais confortáveis se comunicando através de LIBRAS. Para quem não sabe, LIBRAS é a língua brasileira de sinais usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros e reconhecida por Lei. É derivada tanto de uma língua de sinais autóctone, que é natural da região ou do território em que habita, quanto da língua gestual francesa; por isso, é semelhante a outras línguas de sinais da Europa e da América. A Libras não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte, como o comprova o fato de que em Portugal usa-se uma língua de sinais diferente, a língua gestual portuguesa (LGP).

Assim como as diversas línguas naturais e humanas existentes, ela é composta por níveis linguísticos como: fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Assim sendo, para se comunicar em LIBRAS, não basta apenas conhecer sinais. É necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases, estabelecendo comunicação.

Os sinais surgem da combinação de configurações de mão, movimentos e de pontos de articulação — locais no espaço ou no corpo onde os sinais são feitos também de expressões faciais e corporais que transmitem os sentimentos que para os ouvintes são transmitidos pela entonação da voz, os quais juntos compõem as unidades básicas dessa língua. Assim, a LIBRAS se apresenta como um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Como em qualquer língua, também na libras existem diferenças regionais. Portanto, deve-se ter atenção às suas variações em cada unidade federativa do Brasil.

IMPORTÂNCIA DA LIBRAS PARA OS DEFICIENTES AUDITIVOS:

Recentemente, assisti uns vídeos que mostram o quanto a LIBRAS é fundamental no dia a dia de deficientes auditivos, e como eles tem uma dificuldade enorme para se comunicar com a sociedade e praticar tarefas simples como comprar um pão, por exemplo.

Nesse vídeo, conhecemos a história da Luiza, uma menina deficiente auditiva que venceu todas as barreiras e entrou para faculdade. Seu sonho é ter uma empresa para deficientes auditivos, pois sentem que as empresas tem um certo preconceito na hora de contratar deficientes auditivos.

Fiquei muito encantada em conhecer o canal da Larissa Jorge e sua história de vida. Ela é deficiente auditiva e tem um canal no YouTube para compartilhar dicas de maquiagem, beleza e DIY. Seus vídeos tem legendas e são em LIBRAS. Aliás, nesse vídeo ela conta o quanto foi difícil na escola porque não tinha interprete e como foi difícil se socializar com as pessoas já que é uma minoria que sabe libras. Vale a pena conferir!

E se você ficou interessado em saber mais e aprender LIBRAS deixo o link de um curso online e gratuito no Prime Cursos: https://goo.gl/FIolVs

ps.: Ainda não fiz esse curso, mas quando estiver de férias na faculdade com certeza farei.

APLICATIVO PARA APRENDER LIBRAS:

PRODEAF – Vi essa dica primeiramente, no blog Sonhos de um Professor de Educação Física, do Julinei, um comunicólogo assim como eu, está entrando para o mundo da educação. E depois vi um vídeo lá no canal da Larissa Jorge onde ela recomenda. Fiquei super encantada pelo aplicativo que já baixei e estou explorando para aprender um pouco mais.

* O ProDeaf Móvel está disponível para iOS, Android e Windows Phone.

prodeaf

Anúncios

5 comentários sobre “A importância do ensino de LIBRAS

  1. Quando eu estava na faculdade de Letras tive um pouco de Libras, porém infelizmente mal chegou a completar 1 semestre inteiro, mas era o que a grade curricular possuia. Achei muito bacana aprender e junto à matéria de Educação Inclusa foi possível perceber a importância é realmente é uma pena que muitas escolas não disponham de Libras. O que acontece muito é o aluno com deficiência auditiva tendo que se enquadrar na escola, e não o contrário.

    Adriana

    Curtir

    • Realmente é triste ver que os alunos com deficiência auditiva tem que se enquadrar, sendo que aprendemos e estudamos exatamente o contrário. Eles tem direito sim a se matricular numa escola regular e a escola tem que oferecer todo o apoio necessário para que isso aconteça, seja com profissional, material, espaço físico, enfim. Recentemente vi que saiu numa reportagem, não me lembro exatamente aonde, que as escolas públicas em SP terão disciplina de Libras na grade curricular. Bom, espero que isso realmente aconteça e que funcione, assim podemos espalhar para o país inteiro.
      Beijocas

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s