Ensino a distância - EAD

Como se preparar para estudar na faculdade a distância?

faculdade_distancia

Oi pessoal! Hoje foi meu dia de descanso nos estudos, então vim aqui no blog contar e compartilhar minha experiência de estudos na graduação a distância. Bom, para começo de conversa você tem que está ciente que no curso EAD o foco é a organização e muita disciplina, e se você não quiser, nada vai para frente. Ou seja, você tem que querer e correr atrás.

As dicas que menciono aqui são a minha experiência e vejo que tem dado certo para mim. Então, você pode adaptá-la e ver qual funciona melhor para você. O curso de Letras (Língua Portuguesa/Literatura) que faço é pela Universidade Estácio de Sá e é completamente a distância. Então, só vou ao polo para fazer as provas.

1. TENHA UMA AGENDA

Minha agenda virou minha melhor amiga. Logo no começo do semestre comecei a anotar as datas importantes, como começo e termino para agendar as avaliações, entrega de trabalhos, quando começa e o prazo final para os fóruns de participação e afins.

2. ESTABELEÇA UM HORÁRIO

Para mim isso facilita demais, já que trabalho o dia inteiro. Então, meu horário de estudos é no período da noite e nos finais de semana. Mas como não sou de ferro, estabeleço um dia na semana de folga nos estudos.

3. SE DESLIGUE DAS DISTRAÇÕES

No momento em que você sentar para estudar, se desligue do celular, TV e outros meios de distração. Aqui só é permitido o computador ou notebook, mas cuidado para não se distrair com as redes sociais, foque apenas nos estudos. Eu mesma desligo o wi-fi quando sento para estudar, assim o celular não fica apitando toda hora e não caio em tentação.

4. ORGANIZE SEU MATERIAL

Falando em material, eu sou das antigas e tenho um caderno para escrever minhas aulas e fazer as devidas anotações. Não consigo só ler ou digitar a matéria, tenho que escrever mesmo, pois assim fixo mais o conteúdo. Não esqueça de deixar tudo em um lugar de fácil acesso, assim você não perde tempo os procurando. A Estácio também envia material didático para seus alunos, então se a sua faculdade oferece esse recurso: aproveite e separe um tempo para ler.

5. ABRA SEU HORIZONTES

A graduação é a distância, mas você pode ir muito além do computador. Pode frequentar bibliotecas para ampliar seus conhecimentos ou até mesmo como material de apoio. Veja também se a sua cidade oferece cursos ou oficinas relacionadas ao seu curso, assim você pode conhecer profissionais e até mesmo outros estudantes da área. Contato é tudo.

Anúncios

6 comentários em “Como se preparar para estudar na faculdade a distância?

  1. É isso mesmo Renata. Educação a distância necessita demais da disciplina. Sem ela as datas ficam ao vento. Um dica que dou como agenda, é o Google Agenda: Tem sincronismo com o Android e facilita demais, como por exemplo dar notificações em sons e textos, vale a pena! Excelente artigo. Parabéns!

    Curtir

    1. Oii Julinei! Muito obrigada por acrescentar com seu comentário.. Realmente esqueci de mencionar o Google Agenda, e no mundo em torno da tecnologia temos que usá-la a nosso favor. Beijos

      Curtido por 1 pessoa

  2. Oi, Renata!
    Acho que eu não conseguiria fazer uma graduação EAD, tem que ter realmente muito foco e eu chego do trabalho tão cansada que acabaria dormindo hahahah A presencial acaba dando mais certo pra mim por conta disso. Agora comecei um curso de produção editorial que é EAD, mas parece ser tranquilo.
    Ótimo post!

    Curtir

    1. Oi Barbara!! Realmente é puxado, mas o que importa é que achou o melhor formato para você, o presencial, e isso é muito bacana. Depois me diz como está sendo esse curso, se está gostando. Beijocas

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s