professor

Oi pessoal! No último domingo saiu uma reportagem falando sobre os maiores problemas enfrentados em escolas públicas. Para quem não assistiu e quiser ver na integra, é só clicar no link a seguir que você irá para o site do Fantástico (http://goo.gl/7ctJFw).

Um dos problemas apontados pelos professores que foi mais destacado dentro da sala de aula foi a indisciplina dos alunos. Muitos professores além de exercerem sua função de educador, também são mediadores de conflitos. Muitas vezes, são obrigados a deixarem de lado o conteúdo, para abordar e trabalhar algumas questões familiares, de violência, entre outros.

E os futuros professores não aprendem na faculdade, no curso de licenciatura. Eles vão se deparar com esse cenário somente quando estiverem dentro de sala de aula, com 30 – 40 alunos em sua frente, e muitas vezes não estão preparados para isso. Hoje fala-se muito dos baixos salários dos professores, e esquecem outros desafios diários, que foram apontados como prioridade e vem até na frente da questão salarial.

PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS POR PROFESSORES DA REDE PÚBLICA:

1. Falta de acompanhamento psicológico entre os alunos

2. Indisciplina dos alunos

3. Atraso dos alunos para aprender o conteúdo

4. Aprovação de estudantes que não estão preparados

5. Baixos salários

Anúncios

Fantástico: Os maiores problemas enfrentados em escolas públicas

6 comentários sobre “Fantástico: Os maiores problemas enfrentados em escolas públicas

  1. Comparando por certo, existe sim esse problema da falta de acompanhamento psicológico entre os alunos de acordo com os professores, mas o acompanhamento psicológico vem de casa da família do jovem, como também a educação não é a escola que passa e sim vinda de casa de quem educa o filho… E o problema da indisciplina dos alunos vem da falta de motivação deles mesmo, e da falta de competência de si por se sair ruim em certas disciplinas, pois em toda escola existe os bons e os ruins em matemática, e existe muitas escola públicas boas, como também existem escolas deficientes relacionado a estrutura e falta de investimento, e por poucos recursos de investimentos, mas com toda a certeza é o aluno que faz a escola, e como eu sempre digo e disserto na forma que eu desejo a escola particular não é melhor que a pública, e uma escola privada não faz com que o aluno aprenda mais, e existe aqueles 15 mitos da Educação que comparando existe erros ali relacionado com oque é dito, com também nos 5 termos citados nesta pagina… que não é no geral e sim por parte do grau de deficiência e o lado ruim da educação…. Pois sobre a educação no Brasil sendo principalmente nas escolas públicas existe o lado bom, relacionando coisas maravilhosa e pelo lado oposto contando com a situação precária mas não por certo definindo a educação brasileira. E claro aprovação de estudantes não preparados não é bem assim que define a realidade, e sim a falta de competência de si por reprovação ou alguma aprovação arrastada relacionado talvez por desmotivação do aluno, falta de leitura, ou por não gostar de matemática… ou por um esforço não tão bem compensado na disciplina. Existe comparando a isso baixos salários, e também superação, ou compensação de salario.

    Curtir

    • Oii Davi, concordo com você quando diz que quem faz a escola ou faculdade é o aluno. Afinal, se você quiser e correr atrás, independente da modalidade do curso ou se é público ou privado, você vai se sair bem, tudo depende do aluno. Bom, sobre essa reportagem esses 5 itens citados foram baseados através de relatos de professores e sabendo do modelo de escola pública que temos hoje, sabemos o quanto é difícil trabalhar algo diferente com os alunos. Os professores fazem o melhor que podem de acordo com sua realidade, mas não sou cega que também existem professores que não estão nem aí e trabalham de qualquer forma. Esse último caso, acho lamentável.. Mas enfim, sabemos que existe. Beijocas

      Curtir

      • O emburrecimento disso por alguns…é pela falta de hábito de leitura, e pelo vício em redes sociais, e pela falta de atenção. Pq sempre, e acima de tudo vai depender do aluno. O Brasileiro é burro, por não saber diferenciar, a educação, com falhas, do aluno, pela falta de atenção e perda de tempo. Toda Escola é a oportunidade que prá aproveitar ela, é valorizando a escola que eu contribuo no imposto, e estudar, e não perde tempo porque o tempo passa.

        Curtir

  2. Vamos deparar com o erro de pesquisas apontadas, e palhaçadas além do erro de plano que o MEC sugere, de ter que qualificar os qualificados e de receberem de castigo sugestões de qualificação e preparo que isso não tem nada a ver em relação a Educação no Brasil, e sim super normal essa impressão e dificuldade, pois governo em tudo nesse pais somos nós e o rumo quem leva é aquele que a gente vota e por segundo aquilo que a gente contribui no imposto. Além que se há esse problema relacionado por certo como um mito, pois os responsáveis por isso são os pais de alunos que tem em dever e na função de educar seus filhos, e chama-los a atenção e por disciplina e ordem… Colocar filho no mundo é para o presente e futuro e a vida toda, referente a educação vinda de casa, ai vem o MEC e erros de sugestões e pesquisas relacionadas, como nessa reportagem ai, que há os errinhos, e a boa gestão favorável dos professores. e decidem colocar em pratica a desvalorização por sugerir qualificação como castigo e falta de um bom rumo que se levaria o pais. Mas a falta de preparação na sala de aula não se dá de cara, e sim fazendo oque tem que fazer e levando a cada dia e hora pondo em pratica a pedagogia, a gestão por amor aquilo que se faz, e contribuindo pais pondo disciplina e dureza nos filhos porque se depende de nós para um pais que vá pra frente indo reto, sendo nós, e nossos filhos, e professores que estão na função de ensinar, que é uma pratica bem elevada e ida e preparada com toda a certeza.

    Curtir

    • Oi Davi, realmente muitos pais colocam os filhos no mundo e depois não educam e participam da vida do filho como deveria. Por isso, penso muito antes de decidir ter filho e quando esse momento chegar é para me dedicar para isso. Mas não podemos fechar os olhos para essa triste realidade que existe, então, por mais que não seja o ideal, o ambiente escolar tem que trazer um pouco de educação, cidadania e ética principalmente para esses alunos. Professor hoje em dia é um pouco de tudo infelizmente e como te disse no comentário acima, essa pesquisa foi feita através de relatos de professores e não pelo MEC. E como essa é a realidade de muitos professores, principalmente no ensino público, eles relataram esses fatos citados na reportagem.

      Curtir

      • Sim, Renata, eu sei disso, pois estou ciente… Mas quem faz de um governo somos nós por cada um, e um por um e por todos. E o rumo que se leva é o governo e a consciência de cada um, pois a solução de muita coisa para que seja melhorada é que cada um cuide de suas famílias, e que seja colocado a conscientização em cada uma delas para que o espaço que nós convivemos se torne mais digno de se conviver.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s