Leituras

Livro: O menino do pijama listrado – John Boyne

IMG_20150221_124815211

Oi pessoal! Hoje vim falar de um livro incrível, muito falado mas ainda não tinha lido: O menino do pijama listrado. Esse livro não comprei, minha irmã o tem e trouxe para mim no dia do meu aniversário. Mas vocês podem encontrá-lo facilmente pela internet.

Esse foi mais um livro que li que se passa durante a II Guerra Mundial, que me envolveu demais, (o outro foi O Diário de Anne Frank, que tem resenha aqui no blog). Acho que esses livros que falam de Guerra me envolvem pois é algo que aconteceu e não vivi, mas fico impressionada com os relatos da época.

RESENHA:

O menino do pijama listrado, conta a história de Bruno, um menino de 9 anos que mora em Berlim e ama seus amigos e sua casa. Ele tem uma irmã um pouco mais velha, que ele a chama de caso perdido, e implica com ela durante todo o livro. Ele também não compreende muito a profissão do pai, mas sabia que era algo muito importante.

Um belo dia, recebem a notícia que terão que se mudar por causa do trabalho do pai. Bruno sem entender nada, acha aquilo muito trágico, ficar sem a casa que ele tanto ama e seus amigos.

Ao chegar na nova residência, ele não gosta do local e nem da casa, que é muito menor do que sua antiga casa e pelo fato de não se ter nada para fazer e ninguém para brincar. Não havia casas ao redor e nem comércios. Tudo que Bruno conseguia ver era além de sua janela do quarto para um campo cercado de arame e umas cabanas. O lugar deixa Bruno com muito medo e curioso, querendo saber que gente toda era aquela, e porquê que todos estavam de pijamas listrados.

IMG_20150221_120444732_HDR

O menino adorava brincar de explorar e um belo dia conhece Shmuel, um menino do outro lado da cerca que usava pijama listrado. Eles descobrem que nasceram no mesmo dia, mês e ano e acabam virando amigos. E assim, todos os dias começam a se encontrar.

Bom, o que mais me encantou, me emocionou nesse livro foi a doce inocência de Bruno, que não conhecia a maldade, e também de Shmuel, que apesar de sofrer com toda  aquela situação, você via que ele era inocente por não saber o que acontece realmente por de trás daquilo tudo e não perde a esperança de dias melhores.

O livro é bem curtinho e rápido de ser lido, eu só demorei 3 dias lendo porque costumo ler a noite antes de dormir. A leitura acontece de forma tão suave e o autor te prende tanto, que você também quer descobrir o que o Bruno vai encontrar e desvendar o motivo que todos usam pijamas listrados.

Ficha Técnica:

Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535911121
Gênero: Romance
Páginas: 190
Ano: 2007

Anúncios

5 comentários em “Livro: O menino do pijama listrado – John Boyne

  1. Parabéns pelo seu blogue, é mt interessante, pois quem ainda n leu os livros que vc resenha tem a oportunidade de conhecer um pouquinho da história e posteriormente mergulhar na leitura.

    Curtir

    1. Obrigada Fernandes! Eu também adoro acompanhar outros blogs literários, assim posso tenho a oportunidade de conhecer mais obras e me encantar por eles. Continue acompanhando o blog!
      Beijocas

      Curtir

  2. Recentemente eu terminei outro livro desse autor – Fique Onde Está e Então Corra, e tem postagem no meu blog, se quiser checar – e fiquei curiosa em lê-lo justamente por ter ouvido falar muito bem d’O Menino do Pijama Listrado, apesar de ainda não ter lido (nem visto o filme).
    Adoro obras cuja temática envolve a guerra, principalmente a 2°. O FOEeEC (vamos encurtar) é sobre a 1° Guerra e esse autor aborda temas tão intensos aos olhos de crianças, é tocante na maior parte.

    Bem, te convido a visitar o Estante na Lua também 🙂 Nos vemos por aí.
    Adriana.

    Curtir

    1. Oi Adriana! O pijama do pijama listrado realmente é lindo, e super recomendo. O filme também achei bem fiel ao livro. Já ouvi falar sim nesse outro livro, Fique onde está e então corra, e confesso que estou curiosa para ler e conhecer mais obras desse autor. Já entrei no seu blog e adorei tudo, desde o layout, as postagens, tudo! Já estou te seguindo também.. Obrigada pelo carinho e beijocas!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s