A dura realidade de ser professor no Brasil

 

professor

É extremamente difícil exercer a profissão de professor nesse País, tanto em escolas públicas como privadas. Todos estão cansados de saber disso, uma profissão que deveria ser muito mais valorizada, afinal é graças ao seu professor que você estudou e se formou desde a pré escola até onde você chegou (seja faculdade, pós graduação, enfim).

Infelizmente, o resultado disso é nítido, cada vez mais, falta professores em vários municípios brasileiros. Pois atualmente é raro você ver alguém que ainda sonha em lecionar, até mesmo os que optam pelos cursos de licenciatura acabam indo para outro segmento.

Há algum tempo que acabou se esquecendo que educação se aprende e vem de casa, o professor na escola é um manipulador de conteúdo e informação. E com o mundo em que vivemos hoje, os pais são cada vez mais ausentes e acabam suprindo essa ausência com presentes, e assim pouco se interessando e participando da edução dos filhos, de atuar como pai e mãe de verdade.

Quando a falta de respeito acontece em colégios particulares, muitos são obrigados e orientados a se calar, pois são os alunos que pagam seu salário. Já em escolas públicas, o próprio colégio não dá suporte ao professor, e ele mesmo tem pouco autonomia com seus alunos.

Durante as eleições para presidência de 2014, foi muito falado entre os candidatos que queriam aumentar a carga horária principalmente dos colégios públicos, para que o aluno passe mais tempo na escola estudando, e fazendo várias atividades extras. Isso seria lindo se realmente funcionasse, no Brasil já falta professores para os turnos normais, imagina se estendessem.

Para isso funcionar, teria que começar qualificando e remunerando melhor os professores, dando melhores condições e autonomia para eles trabalharem dentro da sala de aula. Assim,  não com certeza não teria esse déficit de docentes em nosso País.

Deixo abaixo o link da reportagem que me inspirou a falar um pouco sobre esse assunto aqui no blog: http://educador.brasilescola.com/etica/a-dura-realidade-professor.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s